A mil por hora

Temporada 2019 da Fórmula 1 chega com várias mudanças na categoria

 

A Fórmula 1 começa 2019 com muitas mudanças. A principal é nos carros de corrida que sofreram grande impacto depois das alterações nas asas dianteira e traseira, nos defletores laterais e na refrigeração dos freios que têm o objetivo de permitir um maior número de ultrapassagens nas corridas. Em contrapartida, os carros serão alguns segundos mais lentos segundo Andy Green, diretor da Racing Point Simulações (antiga Force India).

 

E não são somente os carros que mudaram, mas as equipes também confirmaram alterações nos seus pilotos. É considerada a maior mudança no grid desde a primeira corrida da categoria em 1950. Quatro das 10 escuderias repaginaram completamente seu quadro de pilotos. No final desta coluna trago a lista completa de pilotos do ano.

 

Mas algumas coisas permanecem iguais. O campeonato de 2019 terá novamente 21 etapas, e Brasil terá sua prova no dia 17 de novembro, em Interlagos. O autódromo de Xangai, na China, foi confirmado como palco do milésimo grande prêmio da história da categoria no dia 14 de abril. E a primeira corrida acontece em 17 de março em Melbourne, na Austrália.

 

Mas então o que esperar de 2019? O ano promete disputas interessantes nas pistas, principalmente entre pilotos da mesma equipe como os da Ferrari Sebastian Vettel x Charles Leclerc (uma das mais aguardadas do ano) e os da Mercedes Valtteri Bottas e Lewis Hamilton. Temos pilotos campeões e experientes misturados com nomes mais frescos e que desejam seu lugar ao sol na disputa. Isso sem contar a própria disputa entre Vettel e Hamilton.

 

A Sauber também promete emoções e é esperado que seja uma das que mais evolua este ano com Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi. A Williams é outra equipe com muita história (sete títulos mundiais de pilotos e nove de construtores) que também procura melhorar e aposta em Robert Kubica e o estreante George Russell um inglês de 21 anos.

 

Já em relação às corridas o que se espera são algumas polêmicas. Várias equipes são contrárias às mudanças nos carros, enquanto outras vêm vantagens. E essa dualidade deve se refletir nas pistas. Resta esperar para ver se os resultados mecânicos esperados e a prometida facilidade nas ultrapassagens serão mesmo confirmados nas pistas. Assim como, saber se esse vai e vem de pilotos e mudanças nas escuderias vão render surpresas ou se teremos mais uma edição da disputa entre Vettel e Hamilton, que, aliás, abrilhanta e muito a emoção das corridas.

 

Saiba mais – Os eventos da pré-temporada começam em fevereiro. Começa com os lançamentos dos carros. (Renault – 12 de fevereiro, Force India – 13 de fevereiro, McLaren – 14 de fevereiro, Ferrari – 15 de fevereiro). Já os testes no Circuito de Barcelona acontecem no final do mês: Teste 1: 18 a 21 de fevereiro. Teste 2: 26 de fevereiro a 1º de março.

 

Confira abaixo lista completa de pilotos da temporada:  

Ferrari: Sebastian Vettel e Charles Leclerc

Mercedes: Lewis Hamilton e Valtteri Bottas

RBR: Max Verstappen e Pierre Gasly

Renault: Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg

Haas: Romain Grosjean e Kevin Magnussen

McLaren: Carlos Sainz Jr. e Lando Norris

Force India: Sergio Pérez e Lance Stroll

Sauber: Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi

STR: Daniil Kvyat e Alexander Albon

Williams: Robert Kubica e George Russell

 

Fonte: Globo Esporte