A mil por hora

Stock Car completa 40 anos em 2019

 

O ano de 2019 é especial para a Stock Car. A categoria completa 40 anos de história e faz a corrida de número 500, marcos importantes na história do automobilismo brasileiro. Neste especial de aniversário conheça a história da Stock e detalhes da atual temporada.

 

Neste ano serão 12 etapas com a novidade da Corrida de Duplas sendo realizada em maio, na terceira etapa, não mais a abertura do campeonato. A corrida de número 500 acontece no dia 7 de abril em etapa prevista para o autódromo de Tarumã, em Viamão, no Rio Grande do Sul. Justamente onde aconteceu a primeira corrida da história da categoria em 22 de abril de 1979.

 

Para fechar 2019 o campeonato encerra no autódromo de Interlagos, em São Paulo, coroando o campeão no dia 15 de dezembro. Já a Stock Light, categoria de acesso, corre em Tarumã, Goiânia, Londrina, na Corrida do Milhão, Curitiba, Cascavel, Goiânia e São Paulo.

 

História

A competição foi criada pela Associação Brasileira de Revendedores Chevrolet e teve como inspiração a americana Nascar. A primeira corrida aconteceu no dia 22 de abril 1979 no autódromo de Tarumã em Viamão (RS). O evento teve a participação de dez carros que tinham a parte mecânica similar aos veículos de passeio sem os revestimentos internos.

 

O primeiro ganhador da categoria foi Affonso Giaffone com um Opala 250 S que venceu as duas corridas da rodada dupla. Porém, o grande campeão da temporada inaugural foi Paulo Gomes.

 

Da década de 1970 até hoje muita história passou pelos autódromos da principal categoria automobilística do país. Carros mais modernos, mais equipamentos de segurança para os pilotos, melhores estruturas e muitas outras mudanças.

 

Assim como muitos campeões passaram pelas pistas. Em toda sua história a Stock Car tem 17 pilotos campeões. O grande recordista de títulos é Ingo Hoffman com 12 em 30 temporadas disputadas. O piloto tem 77 vitórias em 332 corridas na carreira. Cacá Bueno vem na sequência com cinco troféus e é o piloto mais próximo a bater os números de Ingo.

 

Calendário 2019 da Stock Car

7 de abril: Tarumã, Rio Grande do Sul* (L)

5 de maio: Velo Città, Mogi Guaçu, SP

19 de maio: Goiânia, Goiás (L) – Corrida de Duplas

9 de junho: Londrina, Paraná (L)

21 de julho: Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul

11 de agosto: Campo Grande, Mato Grosso do Sul

25 de agosto: Corrida do Milhão (L)

15 de setembro: Curitiba, Paraná* (L)

20 de outubro: Cascavel, Paraná (L)

10 de novembro: Velopark, Nova Santa Rita, RS

24 de novembro: Goiânia, Goiás (L)

15 de dezembro: Interlagos, São Paulo (L)

 

Etapas com locais a serem confirmados

(L) Realização de etapa da Stock Light

 

Fonte: Stock Car, Globo Esporte

 

– Continua após a publicidade –

 

VER PRIMEIRO

Agora, que tal seguir o nosso Instagram, Twitter ou curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando os melhores posts sobre Rio Negro e Mafra, diariamente, em suas redes sociais.