Gestão e Empreendedorismo

O que é o Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional ISO 45001?

O sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional é uma ferramenta prática para prevenção de incidentes e gerenciamento de requisitos legais aplicáveis de segurança e saúde ocupacional. A norma traz à tona diversos novos requisitos sobre o tema e apresenta o que há de mais moderno no mundo sobre práticas de Segurança e Saúde Ocupacional.

 

A ISO 45001 – Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional é a norma que irá substituir a OHSAS 18001. Esta não é uma norma ISO, por isso a grande expectativa em relação a ISO 45001, a primeira norma ISO sobre o tema que trará o reconhecimento e credibilidade da chancela neste mercado.

 

A norma está adequada ao Anexo SL, layout comum para todas as Normas de Sistemas de Gestão da ISO, assim como a ISO 9001 (2015) e a ISO 14001 (2015), facilitando o já famoso sistema de gestão integrado em ISO 9001, ISO 14001 e agora a ISO 45001.

 

Assim como as coirmãs, a ISO 45001 enfatiza a gestão de riscos como ferramenta principal do sistema de gestão. A avaliação de riscos permeia grande parte dos requisitos da norma, desde item de liderança até melhoria. A diferença de sua antecessora OHSAS 18001 é que o planejamento de riscos deve levar em conta o contexto da organização, partes interessadas e o escopo do sistema de gestão.

 

– Continua após a publicidade –

 

VER PRIMEIRO

Agora, que tal seguir o nosso Instagram, Twitter ou curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando os melhores posts sobre Rio Negro e Mafra, diariamente, em suas redes sociais.