Gestão e Empreendedorismo

O que é 5S?

O 5S foi desenvolvido no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial, década de 50, como instrumento para combater o desperdício das fábricas. O objetivo é eliminar tudo o que não agrega qualquer valor ao produto ou serviço.

 

Na década de 80, os americanos o adaptaram com o nome HouseKeeping  (arrumação da casa) e em maio de 1991, a Cultura 5S foi lançada formalmente no Brasil na empresa Cosipa, visando criar um ambiente adequado para a implantação da Qualidade Total (TQC).

 

A junção do número “5” com a letra “S” vem de cinco palavras japonesas que começam com S:

 

  • Seiri (Senso de utilização)

Descartar tudo o que não é útil e que possa comprometer o seu desempenho.

 

  • Seiton (Senso de organização)

Prega a existência de um único (e bem determinado) lugar para cada objeto, documento, ferramenta, etc. É o senso da organização.

 

  • Seiso (Senso de limpeza)

Cada pessoa deve saber a importância de estar em um ambiente limpo. E lembre-se, um ambiente limpo está relacionado à qualidade e segurança.

 

  • Seiketsu (Senso de padronização)

É o senso da motivação, da comunicação positiva, da interação, amizade, equilíbrio entre as pessoas e o ambiente de trabalho. Também da manutenção de um ambiente de trabalho seguro.

 

  • Shitsuke (Senso de disciplina)

Prega o cumprimento das rotinas e a educação do ser humano como forma de se atingir a melhoria contínua. A máxima deste “S” é a de que “somente a prática leva à perfeição”.

 

A principal vantagem do programa 5S é a facilidade que ele tem de provocar mudanças comportamentais em todos os setores das empresas. O sistema pode ser implementado em qualquer tipo de empresa, órgãos públicos, escolas, associações e até na vida pessoal de cada um. Sua implementação leva a um aumento na produtividade, eficiência, segurança e motivação, além de ser aliado dos requisitos para uma certificação ISO.

 

5S é ambiente limpo e organizado, trabalho em equipe, pessoas motivadas, comunicação positiva em todos os níveis e excelente imagem da empresa – dentro e fora.

 

– Continua após a publicidade –

 

VER PRIMEIRO

Agora, que tal seguir o nosso Instagram, Twitter ou curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando os melhores posts sobre Rio Negro e Mafra, diariamente, em suas redes sociais.