Mafra

Wellington participa de reuniões com a FECAM, em Florianópolis

 

O prefeito de Mafra Wellington Bielecki, juntamente com prefeitos membros do Conselho Executivo, Deliberativo e Fiscal da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), participaram de reuniões no auditório da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS) e na sala de reuniões da FECAM, em Florianópolis.

 

As reuniões contaram com tratativas sobre matérias relacionadas às políticas de regionalização que envolve o municipalismo catarinense.

 

 

Entre os assuntos apresentados estiveram: a criação da Frente Parlamentar Municipalista no Congresso Nacional, com a participação de 187 congressistas; a participação na reunião da Comissão de Assuntos Municipais com o tema sobre o estudo do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina que sugere a fusão de municípios; o repasse de informações do ISS pela Secretaria de Estado da Fazenda, conforme convênio já assinado com a FECAM; a devolução de Emendas Parlamentares e a Central de Municípios a ser lançada pelo Governo do Estado nesta terça-feira (19).

 

Outro item em pauta foi a meta 18.1 do Plano Nacional de Educação que trata do aumento da proporção de professores efetivos para 90% em relação aos admitidos em caráter temporário (ACTs) com limite de contratação de no máximo 10%. Hoje em média, com base em dados de 2017 do Censo Escolar, 57,81% dos professores da rede municipal são efetivos e 42,19% são contratações temporárias.

 

A FECAM divulgou estudo recente que demonstra uma redução de nascimentos, o que é necessário considerar para projetar matrículas nas escolas municipais. Assim, o que se percebe é que a demanda de creches de hoje será a demanda de espaços de atendimento da terceira idade amanhã, inviabilizando o atendimento da meta 18.1. O assunto será levado para a Marcha em Defesa dos Municípios, em Brasília, que acontecerá em abril.

 

– Continua após a publicidade –

 

VER PRIMEIRO

Agora, que tal seguir o nosso Instagram, Twitter ou curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando os melhores posts sobre Rio Negro e Mafra, diariamente, em suas redes sociais.