Saúde

Câncer de cabeça e pescoço é um dos tumores mais frequentes em homens

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), tumores de cabeça e pescoço são mais frequentes em homens na faixa dos 60 anos de idade e representam o segundo tipo da doença com maior incidência na população masculina e o quinto mais comum entre as mulheres.

 

De acordo com o médico Aloysio Enck, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, os tumores de cabeça e pescoço, conforme levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo com maior prevalência no Brasil e em outros países em desenvolvimento.

 

“Os dados incluem todas as áreas da cavidade oral, como língua, boca, laringe, faringe, seios paranasais, cavidade nasal e glândulas salivares são registrados aproximadamente 700 mil novos casos anualmente”, explica o médico.

 

Dr. Aloysio Enck

 

Ainda segundo o especialista, estima-se que ainda este ano, cerca de 22 mil brasileiros receberão o diagnóstico dos dois tipos mais comuns de cânceres na região: cavidade oral e laringe.

 

“Cerca 80% dos tumores na região de Cabeça e Pescoço são descobertos em fase avançada da doença o que resulta em pior qualidade de vida, maiores taxas de morbidade e mortalidade, maior risco de mutilação e maior complexidade no tratamento e na reabilitação do paciente”, observa.

 

A boa notícia é que, quando diagnosticado logo no início, as chances de cura podem chegar a 80%. Já o tratamento, dependendo de localização, características e extensão do tumor, pode incluir cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, realizadas isoladamente ou em combinação.

 

Leia também 

Mafra conta com novo cirurgião de cabeça e pescoço

 

Sobre o Dr. Aloysio Enck

Médico graduado pela faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande (RS), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Ernesto Dornelles em Porto Alegre (RS) e residência médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pelo Hospital Universitário de Santa Maria (RS). Observership no Hospital Mount Sinai em Toronto Canadá (2017) e no Instituto Dei Tumori em Milão Itália (2019). CRM SC 27189 RQE SC 17341.

 

Serviço

Consultório Dr. Aloysio Enck

Rua Bruno Uhlman, 765 – Alto de Mafra

(47) 3642-2001 / 99191-1706

aloysioenck.website.med.br

consultorioaloysioenck@gmail.com

 

VER PRIMEIRO

Agora, que tal seguir o nosso Instagram, Twitter ou curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando os melhores posts sobre Rio Negro e Mafra, diariamente, em suas redes sociais.