Destaques

Toxina botulínica ajuda no tratamento de doenças neurológicas

 

Quem pensa que a toxina botulínica, o popular botox, é utilizada apenas em tratamento estético, está enganado.

 

Seu uso é um dos principais tratamentos em quadros de doenças neurológicas e ajuda os pacientes que tenham desde sequelas com quadros de rigidez muscular e espasmos da musculatura até em casos específicos de enxaqueca que não respondem a outros tipos de tratamento.

 

– Continua após a publicidade –

 

Muitos destes quadros podem trazer dor e complicações, como dificuldades de caminhar, úlceras de pressão e mau posicionamento dos membros para atividades funcionais e higiene, explica o médico especialista em Fisiatria do ambulatório de bloqueio neuroquímico do Núcleo de Neurologia do Hospital Samaritano, doutor André Silva Pedroso.

 

Segundo o médico, a toxina botulínica é um agente biológico que tira a capacidade do nervo motor estimular um determinado músculo, de forma focal, promovendo o relaxamento muscular.

 

Outra técnica, a neurólise, se baseia no bloqueio da condução nervosa e possibilita tratar a hipertonia (rigidez) dos músculos inervados por aquele nervo.

 

As principais vantagens do tratamento com botox são a diminuição da incidência de complicações clínicas e a melhoria na qualidade de vida e da funcionalidade.

 

É indicado para o tratamento da espasticidade muscular de quem sofreu AVC (Acidente Vascular Cerebral), traumatismo cranioencefálico com sequela motora, paralisia cerebral, pacientes vítimas de lesão medular e alguns casos de esclerose múltipla.

 

Outras aplicações menos frequentes, porém também importantes para o bloqueio neuroquímico são a enxaqueca crônica de difícil controle, que necessita da indicação do neurologista e a hiperidose (excesso de suor) axilar e palmar.

 

O paciente inicialmente é atendido por um médico especializado, que avalia a eventual indicação do procedimento e faz o planejamento terapêutico.

 

E em Rio Negro este tipo de tratamento também pode ser encontrado na Clínica E-Vida.

 

Serviço 

Clínica E-Vida

Rua Nicolau Blay Neto, 351 – Rio Negro

3642-6829 e 99165-8818 ou clique no link para marcar sua consulta pelo WhatsApp http://bit.ly/2VfloCs

 

VER PRIMEIRO

Agora, que tal seguir o nosso Instagram, Twitter ou curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando os melhores posts sobre Rio Negro e Mafra, diariamente, em suas redes sociais.