Mafra

Em 2018, Mafra registrou cerca de 34 ausências por dia em consultas agendadas

 

O Sistema Único de Saúde (SUS) de Mafra constatou recentemente uma grande taxa de ausência de pacientes em consultas agendadas.

 

De acordo com levantamento da secretaria de Saúde, em 2018, em média, 34 pessoas por dia (segunda à sexta-feira) não compareceram às consultas agendadas.

 

– Continua após a publicidade –

 

Segundo a secretaria, pacientes faltosos dificultam o atendimento das demais pessoas que estão na lista de espera.

 

Se a impossibilidade de comparecer for comunicada com antecedência (no mínimo dois dias), a vaga pode ser destinada a outro usuário, o que reduz o tempo de espera para tratamento nas diferentes especialidades oferecidas.

 

Dados alarmantes

De acordo com os dados do SUS, em 2018, foram realizados 79.567 agendamentos, e destes, 12.297 não compareceram às consultas e exames agendados.

 

Uma das áreas em que houve um grande número de faltas foi a Atenção Primária em Saúde, na qual foram realizados 31.042 agendamentos no ano, com a ausência de 5.715, que soma aproximadamente 18,4% das consultas e exames agendados.

 

“Muitas pessoas não justificam a falta e comparecem no dia seguinte para consultar, mas não podemos tirar a vaga de outro que compareceu no dia e tem horário previamente agendado”, explicou a secretária Jaqueline de Fátima Previatti Veiga.

 

Conforme Jaqueline, os pacientes devem ficar atentos à data, ao especialista e horário da consulta.

 

“O SUS quer melhorar seu atendimento, mas para isso, precisa contar com seus usuários. Se o paciente não puder comparecer à consulta, exame ou serviço de transporte, é preciso que avise ao setor responsável com antecedência, pessoalmente ou por telefone. Esta atitude vai disponibilizar a vaga para outro paciente e favorecer o bom andamento dos serviços”, diz.

 

VER PRIMEIRO

Agora, que tal seguir o nosso Instagram, Twitter ou curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando os melhores posts sobre Rio Negro e Mafra, diariamente, em suas redes sociais.