Mafra

De malas prontas: estudante se prepara para intercâmbio na Alemanha

 

“A ficha ainda não caiu, parece que não é real”. A empolgação é da família do jovem Luan Eduardo Albrecht, estudante do primeiro ano de ensino médio da Escola de Educação Básica Santo Antonio, em Mafra, que passará 12 meses estudando na Alemanha.

 

Com descendência de alemão, bucovino e polonês, o jovem riomafrense de 16 anos, que nunca viajou mais de 150 km de distância de sua casa, agora vai atravessar o Oceano Atlântico e se hospedar em casas de desconhecidos a centenas de quilômetros. Ele foi selecionado em primeiro lugar da região em um concurso realizado anualmente pelo Rotary Club, na categoria Jovem Destaque.

 

Com tudo pronto para embarcar em agosto, sua primeira cidade será Herzogenaurach, a cidade do Rotary Club anfitrião. Depois ele segue para Lonnerstadt, onde vai morar. O estudo será na vizinha cidade de Höchstadt an der Aisch. As cidades são próximas umas das outras e ficam na região da Baviera, no distrito de Erlangen-Höchstadt.

 

 

“Ele sempre foi muito esforçado nos estudos, mas nunca imaginamos que iria tão longe. Estamos com o coração na mão, principalmente pela distância, mas muito orgulhosos, sabendo que o intercâmbio vai mudar para melhor sua vida”, pontuam os pais, Lourival Albrecht e Lucimara Lukasinski.

 

Para Luan, o desafio maior será o idioma e a adaptação cultural. “Estou me preparando com apoio da minha família, professores e em especial do Rotary Club Riomafra. Creio que quando chegar lá, precisarei de um tempo para me adaptar. Depois é focar nos estudos e aprender o máximo que conseguir”, diz.

 

Segundo a irmã, Lislaine Albrecht, Luan está focado em aprender a falar alemão. “Além do curso online, meus avós sabem algumas palavras em alemão. Final de semana fomos na casa deles e foi bonito de ver eles trocando palavras. Foi muito divertido!”, contou.

 

– Continua após a publicidade –

 

VER PRIMEIRO

Agora, que tal seguir o nosso Instagram, Twitter ou curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando os melhores posts sobre Rio Negro e Mafra, diariamente, em suas redes sociais.