Mafra

Mafra recebe feira em defesa à luta antimanicomial no dia 18

 

A Praça Miguel Bielecki recebe no dia 18 de maio a Feira de Atrações e Serviços “Cuidado em Liberdade”, alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

 

O evento será das 9 às 12 horas e contará com atrações artísticas dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Mafra, Rio Negro e Itaiópolis; apresentação da fanfarra do Colégio Estadual Barão de Antonina; venda e exposição de artesanato, atendimentos em saúde e aulão de zumba.

 

O Circo Social também estará no evento para a arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados em futuras ações do projeto.

 

– Continua após a publicidade –

 

Segundo a enfermeira Adriana Moro, falar sobre a Luta Antimanicomial é falar sobre questões de engajamento coletivo, de relações instituídas, do empréstimo de poder contratual, do exercício da empatia e da esperança transformadora dos serviços e usuários.

 

Dia Nacional da Luta Antimanicomial

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 de maio, foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP.

 

O movimento da Luta Antimanicomial congrega usuários, familiares e trabalhadores da saúde mental que acreditam na mudança do modelo de atenção às pessoas em sofrimento mental, e buscam, principalmente, o respeito aos direitos humanos.

 

Serviço

Feira de Atrações e Serviços “Cuidado em Liberdade”

18 de maio (sábado) das 9 às 12 horas

Praça Miguel Bielecki, Centro

3642-5298 ou 98402-7456 (CAPS I – Casa Azul)

 

VER PRIMEIRO

Agora, que tal seguir o nosso Instagram, Twitter ou curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando os melhores posts sobre Rio Negro e Mafra, diariamente, em suas redes sociais.