Saúde

Especialista explica os riscos do câncer de boca. Saiba como se prevenir

O câncer de boca é um tumor maligno que afeta lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, a região embaixo da língua ou até estendendo-se para amígdalas e orofaringes. Este tipo de câncer apresenta alta taxa de mortalidade, principalmente porque mais de 50% dos casos são diagnosticados em estágios avançados da doença.

 

E, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 14.700 novos casos são esperados para este ano, 11.200 em homens e 3.500 em mulheres. Esses números expressivos são resultados dos pacientes que em muitos casos ignoram os fatores de risco.

 

De acordo com o médico Aloysio Enck, o ideal é fazer autoexame regularmente identificando se tem alguma lesão avermelhada, esbranquiçada ou um nódulo na boca que persista por mais de duas semanas. “Muitos pacientes podem confundir com afta ou machucado, então o ideal é procurar um médico e verificar se não é uma lesão pré-câncer” adverte.

 

Veja como fazer o autoexame

 

“Os dois principais fatores de risco relacionados ao câncer da boca são o hábito de fumar e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.” Explica. Mas existem outros fatores como o HPV (papiloma vírus humano) que entre os jovens pode ajudar no desenvolvimento desse tipo de câncer.

 

Ainda segundo o médico, a prevenção é a melhor forma de fazer o diagnóstico precoce. Portanto, feridas nos lábios e na boca que não cicatrizam por mais de 15 dias devem ser investigadas. Assim como, manchas e placas vermelhas ou esbranquiçadas nessa região ou se existirem sangramentos sem causa conhecida em qualquer outra área da boca.

 

Sobre o Dr. Aloysio Enck

Médico graduado pela faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande (RS), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Ernesto Dornelles em Porto Alegre (RS) e residência médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pelo Hospital Universitário de Santa Maria (RS). Observership no Hospital Mount Sinai em Toronto Canadá (2017) e no Instituto Dei Tumori em Milão Itália (2019). CRM SC 27189 RQE SC 17341.

 

Serviço

Consultório Dr. Aloysio Enck

Rua Bruno Uhlman, 765 – Alto de Mafra

(47) 3642-2001 / 99191-1706

aloysioenck.website.med.br

consultorioaloysioenck@gmail.com

 

VER PRIMEIRO

Agora, que tal seguir o nosso Instagram, Twitter ou curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando os melhores posts sobre Rio Negro e Mafra, diariamente, em suas redes sociais.