Mafra

Escola traz dois planetários móveis para Semana de Astronomia

 

O Centro de Educação Beija-Flor realiza, pelo segundo ano consecutivo, a Semana de Astronomia, de 13 a 17 de maio. Nesta edição, dois planetários estão disponíveis para visitação de alunos das escolas municipais e também da comunidade.

 

Há 15 anos a escola participa da Olimpíada Brasileira de Astronomia e esse é o segundo ano com a presença do planetário.

 

O idealizador da semana, Professor Valmor Henrique de Mello, explicou que o objetivo é incitar os alunos à pesquisa e mostrar que o mundo não se resume ao espaço familiar ou escolar, mas que ele é muito maior e vai além das fronteiras.

 

– Continua após a publicidade –

 

Ele explicou que no mês de novembro a escola levará os alunos para conhecer o planetário do Colégio Estadual do Paraná.

 

A semana consta de várias atividades relacionadas com o tema e culmina com a prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia.

 

No planetário, cerca de 700 alunos passaram pelas sessões de 45 minutos de duração cada. No interior, foi possível assistir projeções do céu estrelado e ouvir explicações sobre astronomia, constelações, planetas, sondas, asteroides, cometas, o sol e a lua.

 

Passeio por planetas e constelações

No planetário todas as explicações foram feitas pelo professor de Física e Astronomia, Paulo Roberto Lagos, que também aproveitou para aconselhar os alunos sobre a importância da leitura. “A leitura é libertadora e te leva para qualquer lugar do universo sem sair de casa, por isso ela é tão importante”, aconselha.

 

Mostra Brasileira de Foguete

Nesta terça-feira (14), o biólogo e paleontólogo Everton Wilner ministrou uma aula para os alunos.

 

Já na quarta-feira (15) acontece a Mostra Brasileira de Foguete (MOBFOG) e oficinas com competição entre as escolas convidadas. À noite será realizada aula noturna para a comunidade.

 

Na quinta-feira (16), a mostra será dedicada à Educação Infantil e na sexta-feira (17) acontece a prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

 

A diretora da escola, Luciana Steffens, agradeceu a todos os que colaboraram para a realização da Semana da Astronomia e explicou que a experiência do planetário não só ampliou os conhecimentos dos alunos, como complementou os conteúdos desenvolvidos na sala de aula.

 

VER PRIMEIRO

Agora, que tal seguir o nosso Instagram, Twitter ou curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando diariamente as principais notícias do RMix em suas redes sociais.