Destaques

Saúde na estrada: veja dicas de como prevenir enjoos durante viagens

 

Você sempre passa mal durante viagens? O movimento do carro ou do barco causa mal-estar em você? Pode ser cinetose. Entenda por que isso acontece e como prevenir com essas dicas da Unimed.

 

Os sintomas

Muitas pessoas sofrem com enjoo durante viagens, seja de carro, ônibus, avião, barco ou até metrô. Há também quem sinta mal estar no parque de diversões e no cinema, quando a projeção é feita em três ou mais dimensões e requer o uso de óculos de realidade virtual.

 

Esses sintomas podem até parecer frescura, mas tem por trás uma disfunção no organismo. Trata-se de cinetose, mais conhecida como enjoo de movimento. Ela pode levar ao vômito e geralmente vem acompanhada de outros sintomas, como palidez, sudorese, dor de cabeça, tontura e sensação de desmaio.

 

– Continua após a publicidade –

 

O problema se manifesta quando o cérebro recebe informações desencontradas da visão, do ouvido interno (onde fica o labirinto) e dos nervos periféricos em relação à movimentação do corpo.

 

Quando alguém que sofre com o problema lê uma revista ou livro dentro de um carro em movimento, por exemplo, o cérebro dela recebe a informação da visão de que ela está parada. Porém, o labirinto envia para o cérebro a mensagem de movimento.

 

E diante desse conflito de informações e da dificuldade do cérebro em interpretar qual é o real estado de movimento do corpo, a pessoa passa mal. Em casos mais graves, a síndrome pode provocar, inclusive, queda na pressão arterial, desequilíbrio corporal e desidratação.

 

Pessoas sem qualquer problema de saúde e de todas as idades, mas principalmente crianças, podem ser impactadas por esse problema, mas especialistas afirmam que quem sofre com enxaqueca costuma ser mais suscetível.

 

A importância de diagnosticar e tratar

 

Diante da manifestação do problema, a principal orientação é procurar um médico otorrinolaringologista, que avaliará o paciente e poderá pedir alguns exames. Há casos em que um neurologista também deverá ser consultado.

 

O tratamento deve ser individualizado e pode incluir o uso de medicamentos que aliviam os sintomas relacionados ao enjoo, para o estômago e supressores vestibulares. Algumas atitudes preventivas também são fundamentais

 

Fonte: Unimed

 

Gostou das dicas? A Unimed traz um plano completo com especialistas prontos para auxiliá-lo a manter sua saúde! Entre em contato e saiba mais.

 

Serviço

Unimed RioMafra 

Av. Cel. Severiano Maia, 590, Mafra

(47)3642-1624

contato@riomafra.unimedsc.com.br

 

Com informações da Unimed.

 

VER PRIMEIRO

Agora, que tal seguir o nosso Instagram, Twitter ou curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando os melhores posts sobre Rio Negro e Mafra, diariamente, em suas redes sociais.