Mafra

Alunos participam de projeto sustentável em 14 escolas de Mafra

 

“Tornar as cidades e comunidades sustentáveis” é o tema a ser trabalhado durante todo o ano de 2019, por cerca de 3.300 alunos de 14 escolas da rede municipal de Mafra, participantes do “Projeto Aprendendo Com a Árvore” (PACA), do grupo Westrock, de Três Barras.

 

O objetivo da capacitação do PACA é expandir os horizontes para mostrar de que forma a sustentabilidade está presente nos meios social, ambiental e econômico.

 

Este é o 27º ano que Mafra participa do projeto. A ação proporcionará melhores condições de aprendizagem na iniciação científica e na concepção da educação e da sustentabilidade, estabelecendo, por meio de ações diárias, práticas sustentáveis como aproveitamento da água, energia, resíduos, iluminação natural, acústica e ventilação.

 

– Continua após a publicidade –

 

Projetos de sustentabilidade

Para participar do PACA, as escolas mafrenses desenvolvem projetos de forma multidisciplinar com todos os alunos da unidade.

 

Um exemplo é a Escola Colônia Ruthes. Um de seus projetos, “Sustentabilidade – horta, pomar e jardim”, tem o objetivo de estimular a cooperação e a valorização do ambiente da escola e do que ela produz.

 

Outro projeto é o de captação da água da chuva, que é utilizada para limpeza e irrigação das plantas.

 

E ainda o projeto do parquinho sustentável com materiais recicláveis, como pneus, paletes e pets, por exemplo. A primeira fase da construção do parquinho terá início no dia 25 de maio, durante o Dia da Família na escola, quando pais e filhos terão tarefas para cumprir em equipe.

 

“Queremos tornar nossa escola altamente sustentável e em completa harmonia com o meio em que está inserida. Semear boas sementes que se multiplicarão em cada casa, cada família e na comunidade”, declarou a gestora Joelma Aparecida Martins.

 

Escolas participantes

Este ano participam do programa as seguintes escolas municipais de Mafra: Colônia Ruthes, Avencal do Saltinho, General Osório, Augusta Vitória, Benemérito Felipe Carvalho Martins, Avencal São Sebastião, Evaldo Steidel, Amola Flecha, São Lourenço, Campo da Lança, Mario de Oliveira Goeldner, Beija-Flor, CEMMA e Escola Agrícola Prefeito José Schultz Filho.

 

VER PRIMEIRO

Agora, que tal seguir o nosso Instagram, Twitter ou curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando os melhores posts sobre Rio Negro e Mafra, diariamente, em suas redes sociais.