Mafra

Pacientes do CAPS estimulam habilidades socioemocionais com jogos e dança

 

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), em Mafra, utiliza instrumentos para estimular habilidades socioemocionais nos pacientes através do reconhecimento de imagens e da percepção de emoções.

 

Os jogos são métodos eficazes na promoção da socialização e da interação, pois auxiliam na percepção de como as emoções podem ser usadas como ferramentas nas diversas situações que são enfrentadas no dia a dia. Emoções como a raiva, tristeza e a confusão nem sempre são nocivas. Quando trabalhadas no autoconhecimento podem ser propulsoras de novas atitudes e reconstrução.

 

– Continua após a publicidade –

 

Segundo a arteterapeuta e psicopedagoga Camille Assumpção, a aprendizagem é reforçada com a representação visual. “O uso da mediação e das imagens facilitam a retenção em longo prazo de uma nova informação”, explica.

 

Corpo em Movimento

Com o mesmo intuito, a naturóloga Helen Silva, colocou em prática a atividade “Corpo em Movimento”, que além da expressão plástica, utiliza a expressão corporal na sensibilização e no desenvolvimento prático. Segundo a profissional, a atividade tem o objetivo de promover a espontaneidade na criação de movimentos e liberar possíveis emoções contidas.

 

A atividade estimulou a expressão corporal através da dança dos lenços, uma dança espontânea com a simples intenção de apreciar a música e dançar. Em alguns momentos, foram verbalizadas palavras que auxiliaram na criação de movimentos. Após a dança, os pacientes realizam um desenho representando, por meio da pintura espontânea, os movimentos dos lenços durante a dança.

 

Com informações da secretaria de Saúde de Mafra.

 

VER PRIMEIRO

Agora, que tal seguir o nosso Instagram, Twitter ou curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando os melhores posts sobre Rio Negro e Mafra, diariamente, em suas redes sociais.