Agenda cultural

Rio Negro recebe espetáculo de fandango caiçara no dia 27

 

No dia 27 de junho (quinta-feira), o CTG Rincão da Saudade recebe o espetáculo “Amanhece: Mestre Aorelio e o Fandango Caiçara”.

 

A apresentação é promovida pelo Circuito Sesi Cultura com apoio da secretaria de Cultura e Turismo de Rio Negro. A entrada é franca, mas no local, serão aceitas doações voluntárias de um quilo de alimento não perecível.

 

– Continua após a publicidade –

 

O fandango caiçara é uma expressão musical, coreográfica, poética e festiva, cuja área de ocorrência abrange o litoral sul de São Paulo e o litoral norte do Paraná.

 

Também encontrado no Nordeste, o fandango caracteriza-se por melodias cantadas em versos ao som da rabeca, viola, adufe (ancestral do pandeiro), acompanhadas por uma série de coreografias, chamadas marcas.

 

O fandango caiçara, como é chamado no Sul e Sudeste, conta ainda com a batida de tamancos de madeira, calçados apenas pelos homens. O resultado é uma música alegre criada para animar os bailes ao final de um dia de trabalho em mutirões na roça. 

 

Hoje, o fandango é dançado em grupos organizados e tem até associações. A festa, originalmente promovida para recompensar os vizinhos pelo trabalho de um dia inteiro, ou para comemorar datas especiais como o Carnaval, deu lugar a apresentações em palcos e salões.

 

Serviço

Espetáculo Fandanço Caiçara “Amanhece”

27 de junho às 20 horas

CTG Rincão da Saudade

Travessia Maranhão 109, Vila Paraíso

9 9606-3587 ou clique aqui para falar diretamento no Whatsapp.

 

Com informações da secretaria de Cultura e Turismo de Rio Negro.

 

VER PRIMEIRO

Agora, que tal seguir o nosso Instagram, Twitter ou curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando os melhores posts sobre Rio Negro e Mafra, diariamente, em suas redes sociais.