Saúde

Conheça o programa da Unimed que tem como foco a prevenção e qualidade de vida

Viviani Ziebarth, técnica de enfermagem do programa Viver Bem da Unimed Riomafra

 

Com o estresse e a correria do mundo moderno, muitas pessoas esquecem de fazer check-up médico. Com o passar do tempo, ficam com a mente cada vez mais cansada e o corpo sente esse impacto. É uma queda na qualidade de vida ou então no rendimento no trabalho.

 

Pensando em como melhorar a saúde de seus clientes, a Unimed criou o programa Viver Bem. O programa tem como objetivo a melhoria da saúde através da prevenção e a estabilização de casos de doenças crônicas.

 

Para a técnica de enfermagem e coordenadora do programa em Rio Negro e Mafra, Viviani Ziebarth, o Viver Bem quer mostrar para as pessoas que o ditado “prevenir é melhor que remediar” ainda é a forma mais efetiva de garantir saúde, qualidade de vida e longevidade. Orientar, prevenir e promover saúde é o maior foco do projeto.

 

“Com mudanças simples no dia a dia podemos ver grandes ganhos na vida dos pacientes. São resultados em saúde, bem-estar e sustentabilidade dos envolvidos”, conta.

 

Ainda segundo Viviani, pacientes com diabetes, pressão alta, obesidade entre outros, são acompanhados por especialistas na tentativa de melhorar a qualidade de vida. “No Viver Bem todos saem ganhando. O paciente sente-se acolhido pelo plano de saúde que o incentiva a não adoecer; o médico vê as suas recomendações sendo seguidas com eficiência; e os pacientes se mantém cada vez mais saudáveis”, diz.

 

O programa

O paciente do Viver Bem passa por uma triagem pela equipe de enfermagem para ver qual é a sua necessidade. Dependendo do resultado, o programa foca em cuidados especializados para este paciente. Pode ter junto, inclusive, trabalho psicológico, cuidado e orientações sobre medicações e como tomá-las corretamente, principalmente se são de uso contínuo.

 

Os check-ups são feitos conforme a necessidade de cada paciente: mensal, trimestral, semestral e anual. “Alguns não apresentam problemas de saúde então fica só o preventivo e exames laboratoriais” explica.

 

Nas empresas o programa funciona basicamente da mesma forma, com diferença de que agrega o funcionário e também seus dependentes. “É um trabalho mais fechado, a Unimed vai até a empresa e promove um questionário com os empresários e funcionários. Até para saber das necessidades e junto com a empresa promover melhorias para a saúde e no trabalho e dos funcionários” diz.

 

O Viver Bem também estimula os pacientes a fazer atividades físicas e ter boa alimentação. “Isso influencia se você cuida de todos estes fatores consegue uma melhora significativa na sua qualidade de vida”, explica.

 

E doenças de trabalho também são atendidas como LER (Lesão por Esforço Repetitivo), ou pacientes que trabalham no período noturno e têm dificuldade de adaptação e sono e acabam gerando complicações futuras. E a Unimed também auxilia na melhora do ambiente de trabalho. São feitas palestras, folders explicativos, programa educativo, atendimentos via telefone. Além de propiciar nutricionista e psicólogo para os clientes.

 

Já para pacientes saudáveis é feita a prevenção de doenças. “As vezes na família tem antecedentes então a pessoa pode ter problemas no futuro, por isso a prevenção”.

 

Para acesso ao programa

Os cuidados do Viver Bem são ofertados para os clientes da Unimed ou empresas que possuem o plano. Para entrar no Viver Bem é só procurar pelo atendimento no ambulatório da Unimed. Ou empresas podem solicitar a visita da equipe de enfermagem. E quem ainda não tem Unimed, aderindo ao plano o programa bem-viver já está incluso.

 

O Viver Bem também tem site e redes sociais com dicas e entrevistas com médicos especialistas. E o ambulatório de Mafra envia dicas de saúde para e-mail dos beneficiários com dicas de alimentação, atividades físicas, entre outros.

 

Conheça o programa Viver Bem

Instagram Unimed 

Facebook Unimed 

 

Serviço

Ambulatório Unimed

Atendimento: segunda a sexta das 17 às 21 horas (consultas médicas)

segunda a sexta das 15 às 21 horas (nutricionista e psicóloga)

(47) 3642-1624

 

VER PRIMEIRO

Agora, que tal seguir o nosso Instagram, Twitter ou curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando os melhores posts sobre Rio Negro e Mafra, diariamente, em suas redes sociais.