Destaques

Programa Jovem Aprendiz é case de sucesso na Afubra, em Rio Negro

Jovens aprendizes da Afubra: a loja já efetivou três adolescentes e tem mais dois estudantes participando da turma atual do Senac.

 

“O único lugar em que o Sucesso vem primeiro que o Trabalho é no Dicionário”. Esta frase exemplifica bem a trajetória vencedora dos alunos do programa Jovem Aprendiz do Senac. São histórias de adolescentes que têm a chance de mudar de vida e trilham carreiras de sucesso no mercado.

 

Em Rio Negro, Aline Cristina Severo, Paloma John e Bruna Aparecida Vaz são exemplos de sucesso. Elas participaram do programa de aprendizagem, foram efetivadas e hoje sonham ainda mais alto.

 

Aline Cristina Severo foi efetivada na Afubra após passar pelo Jovem Aprendiz.

 

Aline Cristina Severo, 18 anos, planeja entrar na faculdade de Agronomia e crescer na empresa. Ela conta que essa história de sucesso começou com 15 anos e muito trabalho. “Entrei como aprendiz, ajudava nos pacotes e na assistência aos vendedores. Fui crescendo até que conquistei a chance de ser efetivada”, conta.

 

A jovem não ficou apenas com o Jovem Aprendiz. Ela também fez outros treinamentos e cursou vitrinismo. “Vale muito a pena se esforçar, porque eles reconhecem o seu serviço e dão muitas oportunidades de crescer na empresa. Se você quiser, consegue muitas oportunidades”.

 

História similar é a de Paloma e Bruna. Ambas com 19 anos, também contam que superaram sua timidez e hoje se destacam nas vendas da Loja Afubra. As duas também já fizeram outros treinamentos e cursos para continuarem crescendo na profissão.

 

Aline, Bruna e Paloma ao lado da gerente da Afubra Andréia Melo

 

As três adolescentes fazem elogios ao Senac e explicam que se sentem bem preparadas após participarem do Jovem Aprendiz. Opinião compartilhada por Andréia Melo, gerente da Afubra, que acompanhou de perto a evolução das três.

 

“Claro que existe a obrigatoriedade da lei em ter que respeitar as cotas de admissões de jovens, mas vejo que ganhamos muito com isso. Todos os que empregamos até hoje foram efetivados e só temos elogios tanto a eles quanto ao Senac”.

 

Andréia também conta que os jovens trouxeram conhecimentos que a loja pôde aproveitar. Em treinamentos internos da Afubra eles puderam dar ideias que foram passadas no curso para serem colocadas em prática na loja.

 

“Já teve casos de ter vaga de emprego e eu segurar para terminar o tempo de contrato do jovem aprendiz para efetivá-los”, explica. A Afubra também incentiva os jovens a continuar estudando, tanto em treinamentos internos quanto em cursos fora da empresa.

 

E a loja já tem mais dois jovens aprendizes. Andreia conta que a intenção é efetivá-los no futuro. E a Afubra quer continuar com essa parceria com o Senac. “Aceitamos de braços abertos, pois vemos que tem uma entidade por trás que é muito séria, o Senac, muito respeitada e que desempenha uma boa formação. Estamos muito satisfeitos com essa parceria”, finaliza.

 

Novos jovens aprendizes em Rio Negro

O Senac Rio Negro tem atualmente uma turma com 25 alunos do Jovem Aprendiz. E, mesmo entre os estudantes, já há casos de sucesso em que as empresas quiseram efetivar a contratação.

 

Mesmo com a abertura recente da unidade em Rio Negro os números já mostram o impacto positivo do trabalho junto à comunidade.

 

 

Inserção dos jovens no mercado de trabalho

O trabalho com a aprendizagem transforma a vida de jovens em todo o país. O programa tem um viés social, já que em sua maioria os jovens são de famílias de baixa renda e veem na aprendizagem a chance de se inserirem no mercado de trabalho e mudarem de vida.

 

Além de diminuir as barreiras para a entrada dos jovens no mercado de trabalho, o Senac também auxilia as empresas e muitos cases de sucesso estão espalhados por todos os estados.

 

Para participarem do programa, os jovens devem ter entre 14 e 24 anos. Eles dividem sua rotina entre o ensino regular e as aulas profissionalizantes do Senac, além da prática profissional nas empresas.

 

A aprendizagem também oferta cursos do programa Senac de Gratuidade para auxiliar na qualificação dos jovens. E não para por aí. Os alunos podem continuar seu desenvolvimento após terminarem a aprendizagem participando de cursos profissionalizantes, graduação EAD, cursos livres online e muitas outras oportunidades.

 

VER PRIMEIRO

Agora, que tal seguir o nosso Instagram, Twitter ou curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando os melhores posts sobre Rio Negro e Mafra, diariamente, em suas redes sociais.