Rio Negro

Novos Rurais: Jovens receberão formação empreendedora do Instituto Souza Cruz

 

Os jovens do município paranaense de Rio Negro contarão, a partir desse mês, com um programa de incentivo ao empreendedorismo – o Novos Rurais.

 

Desenvolvido pelo Instituto Souza Cruz, em parceria com o Colégio Agrícola Estadual Lysímaco Ferreira da Costa, a iniciativa visa transformar estudantes de escolas agrícolas em empreendedores.

 

O evento de lançamento, que será aberto ao público, acontece nesta segunda-feira (24), a partir das 13h30, no auditório da escola, quando será oficializada a parceria e também apresentado o programa a alunos, pais, dirigentes e educadores da escola.

 

Desta forma, a Souza Cruz reforça sua presença em Rio Negro, onde opera uma de suas usinas de processamento de tabaco, que gera 1,3 mil empregos entre efetivos e sazonais.

 

– Continua após a publicidade –

 

Desde que começou a ser implementado, em 2012, o Novos Rurais já formou mais de 2.550 jovens e apoiou financeiramente a criação de aproximadamente 900 novos negócios no campo, que beneficiaram cerca de 3.500 pessoas direta e indiretamente.

 

Ao todo, cerca de 140 municípios brasileiros e seis Estados já foram contemplados pelo programa e sua expansão não para. Além de Rio Negro, o município Rio Sul, em Santa Catarina, também passará a contar com o projeto nas próximas semanas.  

 

Em Rio Negro, o Novos Rurais será aplicado para os jovens do 2º ano do Ensino Médio, alcançando cerca de 90 alunos.

 

Além disso, os 15 novos negócios idealizados pelos alunos receberão o apoio técnico e financeiro do Instituto Souza Cruz, como foi o caso de Leticia Schiavon Camargo, que participou do Novos Rurais em 2018, na cidade de Canguçu (RS).

 

A jovem desenvolveu o empreendimento “Sítio das Ervas”, transformando a propriedade da família em um espaço com hortas orgânicas, pomares de frutas, trilhas ecológicas, café colonial e um centro de terapias holísticas que, futuramente, abrigará uma pousada.

 

Todo o projeto foi pensado de forma sustentável, aproveitando estruturas já existentes, como galpões e estufas.

 

A diretora do Instituto Souza Cruz, Aline Almeida, ressalta a importância do projeto para as cidades rurais: “Além de incentivarmos e apoiarmos o empreendimento dos jovens, contribuímos também para o desenvolvimento da comunidade, tornando a permanência no campo mais atrativa para as novas gerações”, declara.

 

O evento de lançamento do programa será aberto ao público. Os interessados em participar deverão se inscrever, clicando aqui ou na página do Novos Rurais no Facebook. As vagas são limitadas.

 

Sobre o Novos Rurais

O programa é uma iniciativa do Instituto Souza Cruz que visa estimular a permanência do jovem no campo por meio da criação de novos negócios, estímulo à diversificação e à geração de renda.

 

Para fomentar a inovação e o empreendedorismo, a organização firma parcerias com escolas rurais para capacitar jovens estudantes a criarem novos negócios no campo.

 

Sobre o Instituto Souza Cruz

O Instituto Souza Cruz é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) fundada e mantida pela Souza Cruz desde 2000 com o objetivo de contribuir para um modelo sustentável de agricultura familiar, estimulando o empreendedorismo rural nos jovens do campo.


Serviço

Lançamento do programa Novos Rurais 2019

24 de junho às 13h30

Colégio Agrícola Estadual Lysímaco Ferreira da Costa

BR 116, KM 206, Tijuco Preto | Rio Negro

 

VER PRIMEIRO

Agora, que tal seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando os melhores posts sobre Rio Negro e Mafra, diariamente, em suas redes sociais.