Dica de português

Técnicas de redação II

Caro leitor, hoje abordaremos as principais técnicas de redação utilizadas em concursos e vestibulares:

 

Elementos da narração

Depois de escolher o tipo de narrador que você vai utilizar, é necessário ainda conhecer os elementos básicos de qualquer narração.

 

Todo texto narrativo conta um fato que se passa em determinado tempo e lugar. A narração só existe na medida em que há ação; esta ação é praticada pelos personagens.

 

Um fato, em geral, acontece por uma determinada causa e desenrola-se envolvendo certas circunstâncias que o caracterizam.

 

É necessário, portanto, mencionar o modo como tudo aconteceu detalhadamente, isto é, de que maneira o fato ocorreu. Um acontecimento pode provocar consequências, as quais devem ser observadas.

 

Assim, os elementos básicos do texto narrativo são:

  • Fato (o que se vai narrar);
  • Tempo (quando o fato ocorreu);
  • Lugar (onde o fato se deu);
  • Personagens (quem participou do ocorrido ou o observou);
  • Causa (motivo que determinou a ocorrência);
  • Modo (como se deu o fato).

 

– Continua após a publicidade –

 

A narração subjetiva

Nela os fatos são apresentados levando-se em conta as emoções e os sentimentos envolvidos na história. Nota-se claramente a posição sensível e emocional do narrador aos relatar os acontecimentos.

 

O fato não é narrado de modo frio e impessoal; ao contrário, são ressaltados os efeitos psicológicos que os acontecimentos desencadeiam nos personagens.

 

Exemplo:

“Em uma certa manhã acordei entediada. Estava em minhas férias escolares do mês de julho. Não pudera viajar. Fui ao portão e avistei, três quarteirões ao longe, a movimentação de uma feira livre. Não tinha nada para fazer, e isto estava me matando de aborrecimento. Embora soubesse que uma feira livre não constitui exatamente o melhor divertimento do qual um ser humano pode dispor, fui andando, a passos lentos, em direção àquelas barracas. Como é triste o tédio!”

 

Matrículas abertas

Quer ser aprovado em concursos públicos? Vem aí a segunda turma do Aulão de Língua Portuguesa com o Professor Elvys Milde da Silva.

 

Exercícios resolvidos, tira-dúvidas, macetes, oficina de redação e aula-show. Saiba mais aqui.

 

Participe da coluna e mande sugestões

99179-7189

Facebook: Professor Elvys – Dicas de Português

YouTube: Professor Elvys – Dicas de Português

 

VER PRIMEIRO

Agora, que tal seguir o nosso Instagram, Twitter ou curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando os melhores posts sobre Rio Negro e Mafra, diariamente, em suas redes sociais.