Dica de português

Técnicas de redação III

Caro leitor, hoje abordaremos as principais técnicas de redação utilizadas em concursos e vestibulares:

 

Tipos de narrador

Narrar é contar um ou mais fatos que ocorreram com determinados personagens, em local e tempo definidos. Em outras palavras, é contar uma história, que pode ser real ou imaginária.

 

Quando você vai redigir uma história, a primeira decisão que deve tomar é se você vai ou não fazer parte da narrativa. Tanto é possível contar uma história que ocorreu com outras pessoas quanto narrar fatos acontecidos com você. Essa decisão determinará o tipo de narrador a ser utilizado em sua composição.

 

Narrador em primeira pessoa: é aquele que participa da ação, ou seja, que se inclui na narrativa. Trata-se do narrador-personagem.

 

Exemplo:

Estava andando pela rua quando de repente tropecei em um pacote embrulhado em jornais. Peguei-o vagarosamente, abri-o e vi, surpreso, que lá havia uma grande quantia em dinheiro.

 

– Continua após a publicidade –

 

Narrador em terceira pessoa: é aquele que não participa da ação, ou seja, não se inclui na narrativa. Temos então o narrador-observador.

 

Exemplo:

João estava andando pela rua quando de repente tropeçou em um pacote embrulhado em jornais. Pegou-o vagarosamente, abriu-o e viu, surpreso, que lá havia uma grande quantidade em dinheiro.

 

Esquema de narração

Introdução: explicar que fato será narrado/determinar o tempo e o lugar.

Desenvolvimento: causa do fato e apresentação de personagens/modo como tudo aconteceu.

Conclusão: consequências do fato.

 

Matrículas abertas

Quer ser aprovado em concursos públicos? Vem aí a segunda turma do Aulão de Língua Portuguesa com o Professor Elvys Milde da Silva.

 

Exercícios resolvidos, tira-dúvidas, macetes, oficina de redação e aula-show. Saiba mais aqui.

 

Participe da coluna e mande sugestões

99179-7189

Facebook: Professor Elvys – Dicas de Português

YouTube: Professor Elvys – Dicas de Português

 

VER PRIMEIRO

Agora, que tal seguir o nosso Instagram, Twitter ou curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando os melhores posts sobre Rio Negro e Mafra, diariamente, em suas redes sociais.