Dica de português

Técnicas de redação VII: Descrição de pessoas

Caro leitor, hoje abordaremos as principais técnicas de redação utilizadas em concursos e vestibulares:

 

Descrição de pessoas

Descrever uma pessoa não é tão simples como parece. Vários fatores precisam ser levados em conta quando nos dispomos a fazê-lo.

 

Entretanto, todo o conjunto de elementos que compõem o perfil de um ser humano pode ser dividido basicamente em dois grupos: o das características físicas e das características psicológicas.

 

– Continua após a publicidade –

 

Entendemos por características físicas a aparência externa, isto é, tudo que pode ser observado externamente quando analisamos alguém: a altura, o peso, a cor da pele, a idade, os cabelos, os traços do rosto, a voz e o modo de se vestir que, evidentemente, não é componente físico de alguém, mas é um aspecto exterior.

 

Por outro lado, entendemos por características psicológicas tudo o que se associa ao comportamento da pessoa, ou seja, a personalidade, o temperamento, o caráter, as preferências (referentes a certas atividades esportivas ou artísticas), as inclinações (aptidões para determinadas tarefas), a postura em relação a si mesma e aos outros e os objetivos (metas profissionais ou pessoais a serem alcançadas no futuro). É, enfim, aquilo que caracteriza seu modo de agir e ser.

 

Uma boa descrição deve levar em conta se não todos, pelo menos a maioria dos aspectos físicos e também dos psicológicos.

 

Devemos optar por aqueles que mais nos impressionam e mais fielmente podem fornecer um retrato da pessoa, de modo que o leitor do nosso texto possa visualizá-la ou reconhecê-la.

 

Fonte: Técnicas Básicas de Redação – Branca Granatic.

 

Apostila

Garanta já a sua apostila de revisão para o concurso da prefeitura de São Bento do Sul:

  • Resumos
  • Exercícios propostos e resolvidos
  • Preço acessível
  • Tira-dúvidas

 

Assuntos

  • Língua portuguesa
  • Informática básica
  • Conhecimentos gerais e atualidades

Para adquirir a apostila: 99179-7189

 

Participe da coluna e mande sugestões

99179-7189

Facebook: Professor Elvys – Dicas de Português

YouTube: Professor Elvys – Dicas de Português

 

VER PRIMEIRO

Agora, que tal seguir o nosso Instagram, Twitter ou curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando os melhores posts sobre Rio Negro e Mafra, diariamente, em suas redes sociais.