Mundo Pet

Febre maculosa: transmissão e hospedeiros

O agente que causa a febre maculosa é chamado de Rickettsia Rickettsii, sendo um parasito intracelular obrigatório, ou seja, o parasita se encontra dentro das células da circulação sanguínea. O parasita foi isolado nas espécies cães, gambás, coelhos, roedores, cavalos. O homem é um hospedeiro acidental, ou seja, ele entra no ciclo do parasita por acidente em consequência de alguma circunstância em que tenha entrado em contato com o transmissor.

 

O transmissor do parasita é o carrapato que, através da picada destes aracnídeos infectados com o agente causador é transmitida a doença. A febre maculosa caracteriza-se por seu início súbito, com febre moderada a alta, acompanha-se de mal estar, dores de cabeça, calafrios, e presença de máculas róseas na pele, entre outros sinais clínicos, que deverão ser avaliados por profissionais da área da saúde. O agente circula por meio dos carrapatos que se infectam ao alimentarem-se de sangue dos animais acometidos pela doença, e transmitem o agente a outros animais suscetíveis e aos seres humanos. A doença não se transmite diretamente de uma pessoa a outra. O carrapato permanece infectante durante toda sua vida, que em geral é de 18 meses. Além disso, os carrapatos transmitem a sua progênie.

          

  – Continua após a publicidade –

 

O homem contrai a infecção quando entra em áreas infestadas por carrapatos. Os cães são um importante elo da transmissão da infecção ao homem por trazer os carrapatos infectados para o ambiente dos seres humanos. A doença ocorre principalmente na primavera e no verão, devido ser este o período que os carrapatos se reproduzem mais. A forma de controle da doença é a diminuição dos vetores – o carrapato – e também o uso de repelentes ou semelhantes para proteção do ser humano.

 

A doença é de notificação compulsória, devendo ser informada pelo meio mais rápido disponível e de investigação epidemiológica.

 

 

OBRIGADO POR LER

AS NOTÍCIAS DO RIOMAFRA MIX

 

Com apenas R$ 16,00/mês você recebe em casa o jornal impresso e ainda patrocina o jornalismo com independência e credibilidade. Assine e receba em sua casa o melhor conteúdo!