Mundo Pet

O que é a dermatite alérgica a picada de pulga?

A dermatite alérgica a picada de pulgas (DAPP) é o tipo mais comum de hipersensibilidade cutânea em cães e menos comum em gatos. O início dos sinais se manifestam aproximadamente entre 2 e 4 anos de idade; dificilmente manifesta-se antes dos 6 meses de idade.

 

A maioria dos animais suporta bem o incômodo e prurido causado pelo parasita (pulga). Já os cães alérgicos, com uma única picada de uma pulga desencadeiam toda a reação do problema.

 

Na DAPP, o animal apresenta intenso prurido (coceira) causando graves lesões como pápulas, eritema, pústulas e auto-escoriação. Consequentemente, pode ter alopecia (queda de pelos), pigmentação do pelo e hiperpigmentação da pele lombossacra, sendo esta a principal região de manifestação da patologia.

 

O controle das pulgas, principalmente nas estações mais quentes do ano, é de extrema importância. O controle deve ser feito no animal usando anti-pulgas eficientes e também deve ser realizado o controle no ambiente, visto que as pulgas não estão presentes somente no animal. Os animais contactantes (outros animais da casa), também devem ter o controle da pulga e não somente o animal que esta com DAPP.

 

Você, como proprietário responsável pelo seu melhor amigo, deve levá-lo ao médico veterinário de sua confiança e pedir mais informações sobre a DAPP. Isso é importante para o seu animal e para toda a sua família.

 

– Publicidade –

 

OBRIGADO POR LER

AS NOTÍCIAS DO RIOMAFRA MIX

 

Com apenas R$ 16,00/mês você recebe em casa o jornal impresso e ainda patrocina o jornalismo com independência e credibilidade. Assine e receba em sua casa o melhor conteúdo!