Mundo Pet

Vírus da imunodeficiência felina (FIV)

A infecção pelo vírus ocorre em gatos domésticos. Os animais permanecem infectados por toda a vida, o vírus é eliminado principalmente pela saliva do gato e a transmissão ocorre em geral por mordidas. As taxas de infecção são mais altas em gatos de rua e machos adultos. As gatas podem transmitir a infecção aos filhotes no útero durante o parto ou pelo leite, sobretudo durante a fase aguda da infecção.

 

– Continua após a publicidade –

 

Segue-se um período prolongado em que os gatos infectados parecem clinicamente normais, depois segue a fase da febre recorrente, anemia, perda de peso, gengivite crônica e alterações comportamentais. Infecções oportunistas são frequentes na fase terminal da doença.

 

Nenhuma vacina comercial está disponível. O controle está apoiado na prevenção da exposição separando-se gatos infectados e não infectados em casas com vários gatos; evitando-se que gatos andem soltos na rua.

 

Leve seu amiguinho ao médico veterinário e esclareça suas dúvidas!!!

 

 

OBRIGADO POR LER

AS NOTÍCIAS DO RIOMAFRA MIX

 

Com apenas R$ 16,00/mês você recebe em casa o jornal impresso e ainda patrocina o jornalismo com independência e credibilidade. Assine e receba em sua casa o melhor conteúdo!