Santa Catarina

Datas em 2020 devem ser preenchidas com todos os dígitos do ano

A Associação dos Notórios e Registradores de Santa Catarina (Anoreg) alertou a população para o preenchimento correto de datas em cheques e documentos durante o ano de 2020.

 

– Continua após a publicidade –

 

De acordo com a entidade, as datas devem ser preenchidas com os quatro dígitos e não apenas com os dois últimos – 20, a fim de evitar riscos de fraudes e adulterações.

 

A associação alerta que um documento produzido em 2020, pode ser facilmente adulterado no futuro. “O portador pode ter interesse em modificar a data para 2023, por exemplo. Bastará apenas acrescentar a dezena 23 após o número 20“, alerta a presidente da entidade, Rosina Deeke.

 

Como exemplo de fraude, títulos já prescritos, como cheques e contratos particulares, voltariam a ter validade e sujeitariam credores a tentativas de cobrança.

 

Entretanto, documentos que passam por cartórios, como escrituras de imóveis e certidões de nascimento e casamento, permaneceriam seguros neste caso, pois são autenticados com a data em número completo, e descritas por extenso.

 

OBRIGADO POR LER

AS NOTÍCIAS DO RIOMAFRA MIX

 

Com apenas R$ 16,00/mês você recebe em casa o jornal impresso e ainda patrocina o jornalismo com independência e credibilidade. Assine e receba em sua casa o melhor conteúdo!