Vereadora denuncia abandono de santa em meio a lixo na Secretaria de Saúde de Rio Negro
Parlamentar também relatou que quase foi impedida de retornar ao local. Prefeitura diz que publicação foi equivocada.


A vereadora Milene Stall (PSB) utilizou as redes sociais para relatar uma situação de abandono de uma gruta com uma santa, no pátio da Secretaria de Saúde, em Rio Negro.
A gruta histórica pertencia à antiga maternidade que funcionava no local e traz a imagem de Nossa Senhora Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.
Conforme as imagens publicadas pela parlamentar, a gruta foi flagrada em meio a lixo, papéis, pastas, entre outros materiais.
“Senti que a imagem merece estar em um local digno, público, onde os fiéis possam prestar sua homenagem com respeito e fé. Mas, o que encontrei ao redor da gruta foi revoltante: uma enorme quantidade de documentos jogados no chão, acumulados, sem nenhum cuidado. Uma cena de abandono, de desprezo com o que é público”, destacou Milene.
A vereadora também relatou na postagem que, nesta quinta-feira (10), voltou ao local e quase foi impedida de entrar. “Uma vereadora, no exercício de sua função, foi barrada de acessar um espaço público. Só consegui entrar depois de muita insistência, com a ajuda de uma funcionária da secretaria”, detalhou.
A vereadora terminou sua publicação questionando: “Essa atitude, somada ao estado em que encontrei o local, me faz questionar: o que estão tentando esconder? Por que dificultar a fiscalização?”, concluiu.
Sobre uma pedra, a santa traz uma mensagem, datada de 1999: “Esta pedra veio do campo de concentração de Dachau-Alemanha, dia 22 de julho de 1995. Ela simboliza as contribuições ao capital de graças da mãe e rainha, por vocações sacerdotais, religiosas, legais e matrimoniais. Da família Schoenstatt de Rio Negro, em homenagem aos 52 anos da visita do nosso fundador Pe. Kentenich a este local, nos dias 8, 9, 10 e 11 de abril de 1947. Rio Negro, 1 de maio de 1999.”
O que diz a Prefeitura?
A Prefeitura não respondeu diretamente aos questionamentos do Riomafra Mix, informando que um release sobre o tema seria enviado em seguida à imprensa.
De acordo com o release, o local não fica aberto para visitação, mas é mantido pela Secretaria de Saúde. “Nesta semana, houve a necessidade de acumular materiais antigos em volta da estrutura, devido às reformas que o prédio está recebendo no telhado e no piso superior, com o objetivo de aprimorar o atendimento aos cidadãos”, diz o texto.
Ainda segundo a nota, os materiais de arquivo foram selecionados e destinados ao processo de eliminação.
O texto sugere que a vereadora cometeu equívocos no contexto da postagem. “Esse acúmulo de materiais no local foi pontual/temporário. Foi nesse momento que fotos e vídeos foram feitos e divulgados pelas redes sociais, dando a entender que a estrutura da santa está abandonada no local mantido pela Prefeitura”, diz a nota.
“Utilizando as redes sociais, uma vereadora publicou, na manhã desta quinta-feira, as imagens com um contexto equivocado. O texto publicado menciona que ela foi impedida de acessar o local para verificar a situação, mas, após a devida apresentação na recepção do prédio, ela foi encaminhada até a ‘gruta’ e, na companhia de uma profissional da Secretaria de Saúde, recebeu os esclarecimentos sobre o fato. Além disso, a vereadora esteve no local na manhã de hoje, quando a área já estava limpa e organizada, porém, em sua publicação, nada consta sobre isso, sendo que apenas as fotos do dia anterior (quando ainda havia o procedimento de destinação dos materiais) foram divulgadas por ela”, destaca o texto.