Diretor do Riomafra Mix recebe Diploma de Colaborador Emérito do Exército
O diploma é concedido a personalidades e instituições que contribuem para o prestígio e o bom nome da instituição junto à comunidade.


Na manhã de quarta-feira (16), o jornalista e CEO do Riomafra Mix, Douglas Dias, foi agraciado com o Diploma de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro.
O Diploma de Colaborador Emérito do Exército é concedido a personalidades e instituições – civis ou militares, brasileiros ou estrangeiros – que, por meio de ações destacadas, contribuem para o prestígio e o bom nome da instituição junto à comunidade.
A solenidade de diplomação ocorreu no 5º Regimento de Carros de Combate (Regimento Tenente Ary Rauen), em Rio Negro (PR), durante a formatura em comemoração ao Dia do Exército. O diploma foi entregue pelo comandante do regimento, Tenente Coronel de Cavalaria André Rolim da Silva.
Para Douglas Dias, a homenagem é um estímulo à continuidade do trabalho como jornalista. “Em 1998, ingressei no Exército Brasileiro como soldado, e o 5º Regimento foi minha casa por dois anos. Desde então, mantenho uma relação estreita com as atividades militares por meio do jornalismo: coberturas de eventos, mudanças de sede da unidade e operações especiais em períodos de enchentes, sempre dando voz à corporação. Quase trinta anos após meu ingresso, voltar aqui para ser reconhecido como Colaborador Emérito é uma grande honra e renova meu compromisso de seguir firme no trabalho, levando informação precisa e de qualidade à população de riomafrense.”
O Tenente Coronel destacou a importância da homenagem recebida e o reconhecimento ao trabalho desenvolvido. “O diploma representa o reconhecimento pelo trabalho prestado. Tenho acompanhado o jornalismo sério e imparcial do veículo, sempre comprometido com a verdade e à disposição do Exército Brasileiro”, afirmou.
Também foram homenageados durante a solenidade os 1º sargentos Sérgio Luís, Camargo, Lellis e Márcio Santos, além dos 2º sargentos Ivan, Gediel, Maria e Wagner.
Exército Brasileiro
O Exército Brasileiro celebra neste sábado (19) seus 377 anos de existência, em referência à Batalha de Guararapes (1648), considerada marco fundador da instituição. O confronto, que uniu brasileiros de diferentes origens contra invasores estrangeiros, é lembrado como símbolo de bravura e união nacional.
Neste ano, a data também marca os 80 anos da vitória da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial. Cerca de 25 mil soldados brasileiros participaram de batalhas decisivas na Itália, como Monte Castello e Montese, consolidando a presença do Brasil entre as nações que lutaram pela democracia.
Além do legado histórico, o Exército ressaltou seu papel atual em ações humanitárias e de cidadania. Em 2024, a instituição atuou na linha de frente em enchentes e incêndios florestais, prestando resgate e auxílio às populações atingidas. Projetos como o Rondon e o Forças no Esporte seguem levando capacitação e inclusão a comunidades carentes.
A partir de 2026, o Exército inicia o Serviço Militar Inicial Feminino, com mais de 30 mil alistamentos registrados até agora, ampliando a inclusão de mulheres na Força.