Seminário explora o uso da inteligência artificial na gestão das cidades
O evento aborda como as tecnologias podem transformar as cidades em locais mais eficientes, sustentáveis e capazes de oferecer melhor qualidade de vida para a população.


Mafra sedia nesta quinta-feira (24), o seminário “A Inteligência Artificial e seus Impactos na Gestão das Cidades”.
O evento teve início às 9 horas e segue até às 17 horas, na Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), com a participação de agentes públicos, prefeitos, gestores, prestadores de serviços da administração pública, acadêmicos, além de representantes do legislativo e órgãos de fiscalização.
O seminário aborda como a inteligência artificial e outras tecnologias emergentes podem transformar as cidades em locais mais eficientes, sustentáveis e preparados para os desafios do futuro.
A programação conta com palestras de especialistas, painéis de discussão e apresentações sobre casos práticos de cidades que já estão implementando a IA para melhorar a gestão pública, além de explorar as oportunidades econômicas que surgem com essas inovações.
O prefeito de Mafra e também presidente do Consórcio de Desenvolvimento Econômico do Planalto Norte (Codeplan) e do Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga), Emerson Maas, destaca a importância das cidades estarem atentas às inovações tecnológicas, como a inteligência artificial. “As inovações são fundamentais não apenas para aprimorar o trabalho administrativo, mas também para criar novas oportunidades de desenvolvimento econômico, transformando os municípios em locais capazes de oferecer melhor qualidade de vida aos seus cidadãos”, afirma.
Eloi Rönnau, presidente do iConects, acrescenta que “empoderar os gestores públicos e os cidadãos com capacidades digitais é fundamental para gerar um serviço público mais eficiente e dinâmico. Além disso, as tecnologias emergentes abrem uma nova fronteira de oportunidades para o desenvolvimento de novos empregos e negócios, criando um ambiente mais próspero e inovador”.