Paraná inicia distribuição de insumos para vacinação contra covid-19
A expectativa é que até a noite de segunda-feira todo o material, como seringas e máscaras descartáveis, já tenham sido entregues.


O Governo do Paraná iniciou neste sábado (16) a distribuição da primeira remessa de insumos destinados à vacinação da covid-19. A operação logística é da Secretaria Estadual da Saúde. Quatro caminhões saíram pela manhã da central de abastecimento e suprimentos da Secretaria da Saúde, em Curitiba, carregados com 2,2 milhões de itens que serão entregues a 20 Regionais de Saúde do Estado.
Apenas duas Regionais, a Metropolitana e a de Paranaguá, pela proximidade com central da Saúde, receberão os materiais na segunda-feira (18). A expectativa é que até a noite de segunda todo o material já tenha sido entregue.
Nesta primeira remessa seguirão 506.400 unidades de seringas 25×0,6; 509.600 unidades de seringas 25×0,7; 150 mil unidades de máscaras descartáveis, 4 mil unidades de máscaras face shield e 30 mil aventais. Além destes materiais, foram enviadas mais de 1 milhão de carteirinhas de vacinação.
“O Paraná vem se preparando há meses para este momento. E agora, com a previsão da chegada das primeiras doses da vacina, já estamos encaminhando o reforço de insumos aos municípios, por meio das Regionais de Saúde. O Estado conta com 1.850 salas de vacinação e equipes profissionais capacitados para este trabalho”, afirmou o secretário da Saúde, Beto Preto.
Suporte
A entrega do material terá o acompanhamento da Secretaria de Segurança Pública e das polícias Civil e Militar. “Equipes de segurança darão todo o suporte a esta operação de entrega para garantir que o material chegue às regionais”, explicou o secretário de Estado da Segurança Pública, Rômulo Marinho Soares.
O coordenador de Material e Patrimônio da Secretaria da Saúde, Evandro Wisnicwski, ressaltou outro ponto de segurança no deslocamento: todos os caminhões que farão as entregas dos insumos durante a vacinação estão equipados com rastreadores. “São dezenas de profissionais da coordenadoria envolvidos nas etapas de compra, recebimento, armazenamento e no envio de materiais para as Regionais de Saúde do Paraná”, relatou.
Total
O Paraná já conta com um estoque de 11 milhões de seringas e agulhas e outras 16 milhões estão em fase final de aquisição. O material garante as duas doses de vacinação para todos os paranaenses.
“Temos capacidade para aplicar a primeira dose em toda a população da primeira fase da vacinação do Paraná, no mesmo dia. A logística planejada pelas equipes e profissionais da Secretaria garante que o paranaense possa receber a vacina rapidamente e perto da sua casa, sempre na unidade básica de saúde, nas salas de vacinação, local de referência histórica para a população”, disse Beto Preto.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.