A prefeitura de Rio Negro decretou nesta segunda-feira (11) situação de emergência por conta da estiagem que assola o município. O decreto vem ao encontro da decisão do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, que decretou na sexta-feira (9), situação de emergência hídrica no estado por 180 dias.
Em Rio Negro, a medida autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuação sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta à estiagem e reabilitação do cenário atual.
O decreto prevê ainda a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pela crise hídrica.
De acordo com o Formulário de Informações de Desastre (FIDE), emitido pela Defesa Civil, as áreas afetadas pela estiagem concentram-se nos bairros Queimados, Laranjal, Campina dos Martins, Campina dos Anjos, Sítio dos Hirt e Fazendinha I.
O formulário aponta que a falta de abastecimento nas áreas afetadas já causou prejuízo econômico público de R$ 15 mil e prejuízo econômico privado de R$ 420 mil, afetando setores da agricultura e pecuária.
Segundo a Simepar, desde 1º de março, os registros pluviométricos no município foram de apenas 27 mm, sendo que o esperado para o período, era de 350 mm.
Post Views: 24