
O ponto de destaque em um look é chamado de ponto focal. É a peça chave que atrai o olhar, capaz de transformar a produção básica em estilosa e realçar os pontos fortes do biotipo.
Para lançar mão desse recurso precioso, é necessário conhecer seu tipo físico e estilo e começar com pequenos detalhes, para em seguida, e com segurança, começar a ousar!
O efeito do ponto focal pode ser utilizado para alongar a silhueta ao usar um look monocromático associado a um colar contrastante longo, por exemplo. Se unir ainda com um decote em V ou uma bolsa de alça, é certeiro.
Quadris estreitos e ombros largos podem buscar equilíbrio em uma calça colorida e ampla. Da mesma maneira, se o desejo for disfarçar um quadril largo, o foco vai para os ombros e colo. Invista nos babados, mangas bufantes, estampas coloridas, colares grandes e lenços.
É possível fazer uso de pontos com cores, estampas, texturas, formatos, cortes, volumes e acessórios. É interessante entender esse conceito para a montagem de um visual equilibrado. Lembre-se: menos é mais, afinal o lema deve ser “pequenos detalhes e grandes efeitos”.
