Paraná lança manual para prevenção de quedas de idosos
Número de atendimentos de idosos devido a quedas aumentou entre 2019 e 2020, de 7.319 para 9.238.


A Secretaria de Saúde do Paraná lançou o Manual de Prevenção de Quedas para Idosos, elaborado pelo Grupo de Pesquisa em Fisioterapia da UFPR.
O material é dirigido aos idosos, seus cuidadores e familiares, com objetivo de auxiliar este público na identificação dos riscos ambientais em suas residências.
Segundo o Samu, o número de atendimentos de idosos devido a quedas no Paraná aumentou entre 2019 e 2020, de 7.319 para 9.238.
“Trata-se de material orientativo e também de alerta para este público. A estimativa é de que o Paraná tenha hoje cerca de 1,7 milhão de idosos. Uma população que requer cuidados e assistência especial”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
As quedas são ocorrências comuns, porém não normais do envelhecimento, e suas consequências podem ser graves. Medidas simples, que envolvem cuidados com o ambiente, com a saúde, e algumas vezes mudanças de hábitos, podem preveni-las.
“A restrição de mobilidade necessária pela pandemia pode contribuir para o aumento da ocorrência de quedas, uma vez que implica em redução da atividade física e possibilidade de enfraquecimento muscular”, alertou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.
Medidas
Entre as principais orientações para a prevenir quedas estão manter ambientes bem iluminados e com interruptores de fácil acesso; evitar sair da cama no escuro e nunca se levantar rapidamente; manter objetos de uso frequente em locais de fácil acesso; evitar os tapetes e, caso sejam necessários, devem ser emborrachados ou antiderrapantes; manter as passagens da casa livres de fios, brinquedos, roupas e quaisquer objetos; e utilizar calçados fechados com solado antiderrapante.
“Entre outras medidas de prevenção, destacamos a atenção com pisos escorregadios e molhados. O banheiro é o ambiente da casa em que acontece a maioria das quedas”, ressaltou a médica especialista em Geriatria da Divisão de Saúde do Idoso, Adriane Miró. Segundo ela, instalar barras de apoio, principalmente ao lado do vaso sanitário e no box, aumenta a segurança.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.