O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) pretende instalar, em breve, certificação digital em bombas de combustível.
A informação foi confirmada nesta sexta-feira (30) pelo presidente do Inmetro, Marcos Oliveira Júnior. Desde junho, o instituto está habilitado a emitir certificados digitais.
“Infelizmente tem alguns postos de gasolina no país que adulteram a bomba de combustível na placa mãe, o que nós chamamos de fraude digital. A prática insere alguns pulsos elétricos e quando você vai ver no display, a bomba marca mais do que está abastecendo o seu carro. Com a certificação digital, o posto vai assinar digitalmente. Isso vai alimentar uma base de dados e nós vamos poder verificar se está tendo fraude ou não”, disse Oliveira Junior.
Segundo o presidente, o consumidor, por meio de um aplicativo de celular, vai poder verificar o que está sendo abastecido e o que está sendo assinado digitalmente.
Oliveira Junior disse que a grande inovação dos certificados digitais é que o Inmetro passa a certificar, além das bombas de combustível, suas medidas e características.