Será que é difícil mudar um comportamento?
A mudança de comportamento ocorre em cinco estágios: pré-contemplação, contemplação, preparação, ação e manutenção.


Sabemos muitas vezes da dificuldade que é mudar um comportamento. Mudar uma atitude e conseguir mantê-la até que ela se transforme em um hábito, em algumas ocasiões e para algumas pessoas é algo complexo e frustrante.
Para isso, é necessário compromisso, disciplina, esforço, tempo e até sentimentos emocionais.
Melhorando o estilo de vida
Já vimos em colunas anteriores aqui no Riomafra Mix, o impacto positivo do seu estilo de vida na saúde e na qualidade de vida. Se você tem interesse em mudar o seu estilo de vida como: quer parar de fumar, começar a se alimentar melhor ou fazer uma atividade física habitual, saiba que não existe uma fórmula mágica. Na maioria das vezes partimos do processo de tentativa e erro. Entender em qual fase você está na mudança de comportamento pode ser interessante. Vamos tentar descobrir?
Muitos pesquisadores têm estudado como facilitar ou entender a mudança de comportamento. Uma abordagem muito utilizada é o modelo proposto por Prochaska, os estágios de mudança de comportamento. Esse modelo é composto por 5 estágios, sendo: pré-contemplação, contemplação, preparação, ação e manutenção. Vamos falar de cada um deles e ao final vamos testar seu estágio de comportamento para atividade física.
Vamos para o primeiro estágio: pré-contemplação. Durante esse estágio as pessoas não estão considerando uma mudança. Usualmente estão em negação. Elas têm uma visão que esse comportamento não é um problema e assim, não tem intenção de modificá-lo.
No segundo estágio, contemplação, você começa a ficar mais consciente dos benefícios da mudança daquele comportamento. É um momento de incerteza ainda. Apesar de você indentificar a importância e que deveria mudar, o esforço se sobrepoe a esse benefício. É um conflito entre mudar e não mudar, eis a questão.
A terceira fase está atrelada a preparação. É quando você entra numa fase de ambietalização mental que mudar é importante e começa a dar alguns passos como: começo na segunda-feira, vou começar a mudar para alimentos mais saudáveis. É uma fase onde se encontram milhares de pessoas. A chave está na ignição, porém, você ainda não sabe se engata a primeira marcha ou pisa no freio para ligar a motivação para a mudança.
No próximo estágio, a ação, o indivíduo já começou a colocar em prática a mudança. É um período que pode ter fases próprias. No começo dessa fase usualmente existe uma empolgação, quem nunca comprou tênis, roupa especial, pagou 6 meses de academia e foi em apenas 1 mês? É quando você identifica que essa mudança não será tão simples como imaginava e seu corpo precisa se adaptar a esses novos estímulos. É uma fase ligada a recaídas e elas são normais.
O último estágio é o de manutenção. É quando você ultrapassa a fase de preparação e está tentando manter esse comportamento até que ele se torne um hábito. Essa fase envolve evitar recaídas e manter os novos comportamentos. Da fase de preparação para a manutenção, levam-se alguns meses.
Mudanças podem não ser fáceis, não desista e saiba que pequenas mudanças no estilo de vida para a saúde podem fazer grandes diferenças. Valorize cada passo.