Calçadão de Rio Negro dará lugar a rua de acesso à Ponte Rodrigo Ajace
A abertura do calçadão faz parte de um projeto que busca revitalizar o anel viário e desafogar o trânsito central.


Após quase três décadas, o calçadão de Rio Negro será reaberto, voltando a dar lugar para rua Dr. Vicente Machado, em mão única, sentido a Mafra.
O projeto faz parte de uma série de estudos da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Habitação, que buscam a revitalização do anel viário e o desafogamento do trânsito central.
A informação foi confirmada pelo engenheiro Edson José Guenther, titular da pasta, durante gravação do programa Em Pauta, nos Estúdios RMix.
“A abertura do calçadão é inevitável. Para desafogarmos o entroncamento que tem na entrada da avenida Alceu Antonio Swarowski, onde chegam vários carros ao mesmo tempo, obrigatoriamente teremos que transferir uma parte do fluxo de veículos diretamente para acesso a ponte Rodrigo Ajace pelo calçadão”, pontuou Guenther.

O engenheiro destacou que os trabalhos devem começar dentro de 10 a 15 dias, iniciando pela remoção do quiosque, construído no centro do calçadão. “Não se trata de uma demolição e sim, remoção. Toda a estrutura de madeira, portas, janelas, esquadrilhas serão reaproveitadas em um novo quiosque, que será construído no estádio municipal”, explicou.
Ainda, segundo o secretário, os estudos de revitalização contemplam as ruas XV de Novembro, Dr. Vicente Machado, Getúlio Vargas e Xavier da Silva, entre a praça João Pessoa até a altura da Sanepar.
As obras serão custeadas com recursos do programa FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), da Caixa Econômica Federal.
O calçadão
Batizado de Calçadão Albany Bussmann, o espaço foi inaugurado em 11 de novembro de 1994 e possui uma área de 1570 m².


