
É possível enfrentar as dificuldades com confiança? Ter o controle da vida de forma plena? Segundo as sagradas escrituras, sim, é possível, para isso: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie no seu próprio entendimento. Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas” (Provérbios 3:5,6).
Acredito que o desafio maior é entender que confiar é também entregar a condução de sua vida mesmo naqueles momentos difíceis, em que tudo parece estar dando errado. É como uma viagem, você compra a passagem, embarca no ônibus, e, a única coisa que você vai fazer é regular o encosto do banco, no mais, é sentar e confiar no motorista.
Ninguém que entre em um ônibus, vai questionar se o motorista tem ou não habilitação, se na véspera ingeriu bebida alcoólica, se realmente sabe o destino. Os passageiros sequer questionam os pontos de parada. Normalmente quando iniciamos a viagem queremos relaxar e curtir, não é mesmo?
Penso que outro desafio é aprender desacelerar. No ritmo acelerado de tudo que nos cerca, desacelerar é sinônimo de perda de tempo, e aí, negociamos e ultrapassamos nossos próprios limites e sem querer danificamos nossa saúde, prejudicamos nossos relacionamentos interpessoais e até nossa família. É por isso que desacelerar é preciso.
Assim como o freio auxilia o motorista a manter o controle da direção, temos na palavra de Deus princípios que nos asseguram uma vida saudável. Contudo, a vida não é feita apenas de bons momentos, vivemos situações que jamais gostaríamos de ter vivido. Desafios fazem parte, e se não podemos frear as circunstâncias, podemos rever nossas atitudes e seguir sempre avante.
Acredite, querer ter o controle o tempo todo de sua vida ou da vida das pessoas a sua volta é um ledo engano e não te conduzira a nenhum lugar seguro.
Nesta semana, entregue a Jesus o controle de sua vida, reavalie suas atitudes e busque a sabedoria de Deus. Afinal, o que é teu, nas tuas mãos virá, e como diz o salmista: “Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação” (Salmos 68:19).
Pense nisso!
