Paróquia São José restaura sinos guardados há 46 anos e inaugura novo campanário
Inauguração acontece neste sábado (19), durante a comemoração do Dia do Padroeiro São José.


A Paróquia São José, em Mafra, inaugura neste sábado (19) seu novo campanário com três sinos em comemoração ao Dia do Padroeiro São José.
A inauguração do monumento ocorre após a missa solene das 19 horas e terá a bênção do pároco da igreja, padre Antonio Carlos Iancoski Portes.
De acordo com o padre, os sinos estavam guardados há 46 anos no porão do salão paroquial, desde a época em que a primeira Igreja São José foi demolida, no final da década de 70.
“Desde então, havia um anseio da comunidade em ouvir o badalar dos sinos novamente. Este ano, graças à contribuição de muitos devotos de São José, iniciamos as obras de revitalização da igreja e decidimos restaurar os antigos sinos para a construção do novo campanário”, explica Antonio.

Os sinos vão tocar com uso de tecnologia, por meio de um sistema de controle que permite que as badaladas sejam controladas e programadas digitalmente. De acordo com o padre, a princípio, os sinos vão soar em três horários diários: às 6 horas, ao meio-dia e às 18 horas. Nos finais de semana, os sinos também serão soados antes dos horários das missas e celebrações.
Preparativos para o Dia do Padroeiro
Além da inauguração da torre de sinos, a Matriz São José terá uma programação religiosa especial para celebrar o Dia do Padroeiro.
De hoje (16) até sexta-feira (18), ocorre o tríduo preparatório em honra à São José com missas todos os dias às 19 horas.
No sábado (19), o dia todo será de celebração. A programação começa com um pedágio no pátio da igreja para a benção de carros e motoristas. A ação ocorre das 9 às 16 horas.
Em virtude da pandemia, o tradicional almoço e a festa do padroeiro não vão acontecer no local. No entanto, haverá venda de churrasco, espetinho, aluske e pastel a partir das 11 horas. Os recursos adquiridos com a venda serão utilizados nas obras de revitalização da igreja.
A programação encerra às 19 horas com Santa Missa e em seguida, com a benção e inauguração do campanário.
A história da Matriz São José
A Paróquia São José foi construída na década de 20, após o desmembramento entre Mafra e Rio Negro. O município catarinense ainda não tinha uma capela própria e muitos fiéis mafrenses continuavam a integrar a Paróquia do Senhor Bom Jesus da Coluna, em Rio Negro, sob tutela do vigário Cônego José Ernser.
Com a aspiração da comunidade mafrense pela construção de um templo próprio, José Ernser buscou junto às autoridades e à população recursos financeiros para a construção da obra.

Após atritos com o superintendente municipal, Vitorino Bacellar, sobre o local onde seria erguida a igreja, o vigário conseguiu dar início às obras em um terreno doado de 7.200 metros quadrados no Alto de Mafra.
A inauguração solene da igreja ocorreu em 20 de janeiro de 1929 e foi dedicada à São José, santo de grande devoção do padre Ernser. Em dezembro deste mesmo ano, a Paróquia de Mafra foi criada e o padre da Ordem do Coração de Jesus, Henrique Jene, foi empossado como primeiro vigário mafrense.

Com o passar dos anos, o número de fiéis aumentou e o prédio passou a se tornar pequeno para a demanda de frequentadores, levando ao desgaste da estrutura da igreja feita com pedras lavradas.

Em 1979, a igreja antiga foi demolida e logo em seguida, um novo templo foi erguido no local. Com estrutura metálica e arquitetura em formato de pirâmide, a nova obra foi concluída na década de 80 e permanece até os dias de hoje, reunindo fiéis de toda a região.