Região segue em estado de alerta para chuvas intensas nesta quarta-feira
Em Mafra, o tempo segue encoberto e o volume de chuva deve chegar a 50 milímetros.


Santa Catarina segue em alerta por conta das chuvas que atingem o Estado a cerca de quatro dias. Segundo a Defesa Civil, o risco para deslizamentos, inundações e alagamentos é alto em pelo menos nove regiões, incluindo o Planalto Norte.
O motivo para a formação do fenômeno é a instabilidade na atmosfera alinhada com a circulação marítima.
Confira o mapa:
Nas áreas em vermelho do mapa, os acumulados de chuvas previstos variam entre 70 e 150 mm, sendo que pontualmente as precipitações poderão alcançar os 200 mm, especialmente na região da Grande Florianópolis.
Em Mafra, o tempo segue encoberto nesta quarta-feira (30) e o volume de chuva deve chegar a 50 milímetros. Também há risco de temporais com descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Nestes quatro dias de chuva intensa, dezenas de cidades catarinenses registraram estragos, principalmente no Norte e Vale do Itajaí. Ao menos nove municípios decretaram situação de emergência.
O caso mais grave até o momento foi o deslizamento em um trecho da BR-376, na divisa com o Paraná. Pelo menos dez carros e cinco caminhões foram arrastados pela lama e duas mortes foram confirmadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A partir da tarde desta quinta (1), o volume de chuva diminui, mas a combinação de calor, umidade e instabilidades atmosféricas favorecem a ocorrência de temporais isolados. Essa combinação deve manter o tempo chuvoso até o final de semana.
As temperaturas também aumentam, segundo dados meteorológicos da Epagri/Ciram. Em Mafra, na sexta-feira (30), os termômetros devem marcar máxima de 29°C.