Tireóide: o que é, principais problemas e sintomas
Médica explica os cuidados e como identificar problemas na glândula.

A enfermeira Lucimara Kauva recebeu esta semana a médica endocrinologista Melissa Bevervanço par esclarecer dúvidas sobre a tireoide, glândula que fica localizada na região do pescoço e responsável por produzir os hormônios T3 e T4, triiodotironina e tiroxina).
Estes hormônios agem no corpo e no metabolismo das pessoas durante todas as fases da vida. Ou seja, é uma glândula pequena em tamanho e poderosa em função.
Segundo Melissa, o funcionamento inadequado da tireoide pode alterar a função de vários órgãos vitais. As doenças mais comuns relacionadas à tireoide são o hipotireoidismo e o hipertireoidismo.
O hipertireoidismo acontece quando a glândula da tireoide produz mais hormônios do que o necessário para o organismo, podendo ocasionar alguns problemas de saúde, como: insuficiência cardíaca, batimentos cardíacos acelerados e osteoporose.
Os principais sintomas são dificuldade para dormir, intestino solto, agitação, metabolismo acelerado, entre outros.
Enquanto isso, o hipotireoidismo ocorre exatamente ao contrário, quando a tireoide produz uma quantidade de hormônios inferior às necessidades do organismo.
Os principais sintomas são intestino preso, cansaço, sonolência, pele seca e ganho de peso, entre outros. Muitas vezes, a doença é confundida com a depressão por ter sintomas parecidos.