PA de Rio Negro registra lotação máxima durante a madrugada
Secretaria de Saúde orienta que pacientes busquem atendimento apenas em caso de urgência e emergência.


O Pronto Atendimento de Rio Negro registrou um momento de pico entre a madrugada e manhã desta sexta-feira (19).
Segundo informações, foram recebidos quatro pacientes graves, entre eles com suspeita de meningite e covid-19, além de outros que chegaram depois, causando certa lotação na unidade, que teve três leitos da sala de emergência ocupados.
A secretária de Saúde, Simone Gondro, informou que foi um horário crítico, mas que a situação foi resolvida. “Conseguimos vaga para três pacientes em UTI, com transporte da Rede de Urgência com aeronave e ambulância alfa SAMU”, explicou.
Ainda, segundo a secretária, não existe uma medida de capacidade do PA, mas sim, de tempo de espera conforme o protocolo de gravidade do quadro clínico.
Quando o paciente chega, ele é classificado entre os níveis: emergência, muito urgente, urgente, pouco urgente e não urgente, sendo determinado seu tempo de espera a partir da gravidade do caso.
A Secretaria de Saúde também reforçou que a finalidade do Pronto Atendimento é atender casos de urgência, como acidentes, infartos, ossos quebrados e febre elevada. “Não é recomentado usar o PA para consultas convencionais, sem gravidade, o que pode causar sobrecarga e dificultar o atendimento nos casos de emergências graves”, destaca uma postagem.