Campo do Tenente busca integrar grupo de cidades educadoras
Projetos desenvolvidos pelo Centro Cultural Villa Anna serão fundamentais para o município integrar a seleta lista.


A Secretaria de Desenvolvimento, Cultura e Turismo de Campo do Tenente busca colocar o município em um seleto grupo de cidades educadoras.
E o passaporte para entrar na lista, segundo o secretário Márcio Assad, são os projetos desenvolvidos pelo Centro Cultural Villa Anna, sob a coordenação da sua pasta.
De acordo com Assad, o conceito de Cidade Educadora surgiu na Espanha, durante a realização do 1° Congresso Internacional em 1990. Em 2024, acontece em Curitiba o XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras.
Em preparação para o evento, com o objetivo de ampliar o processo de integração entre as cidades metropolitanas, será realizado nesta terça-feira (30), também na Capital, o Fórum de Prefeitos – Integração Entre Cidades: Diálogo Sobre Cidades Educadoras.
Segundo o secretário, Campo do Tenente terá espaço para apresentar as propostas que darão condições de pleitear a condição de cidade educadora.

“As cidades são educativas por si, mas elas tornam-se educadoras quando assumem essa intenção ‘consciente de que suas propostas têm consequências em atitudes e convivências e geram novos valores, conhecimentos e habilidades’ e estes são justamente os perfis das propostas que já estão sendo implementadas”, destacou Assad.
Ainda, de acordo com Assad, o apoio do prefeito Weverton Vizentin e demais secretarias estão sendo fundamentais na busca pelo objetivo.
Durante o fórum, nesta quarta-feira, Assad apresentará um relato sobre as atividades já realizadas e projetos futuros de sua pasta, além de utilizar como exemplo uma visita realizada ao Centro Cultural Villa Anna, pelos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.