Claudicação: dor na panturrilha ao caminhar distâncias curtas
A dor causada, após esforço físico, é pela má circulação do sangue que sai do coração e, através das artérias, vai em direção as pernas e aos braços.


A claudicação é uma dor muscular intensa, geralmente nas pernas, após você realizar atividades físicas. A condição também é conhecida como claudicação intermitente, pois a dor ocorre em intervalos e não é constante. A dor causada, após esforço físico, é pela má circulação do sangue que sai do coração e, através das artérias, vai em direção as pernas e aos braços. O quadro clínico mais comum é quando o paciente precisa parar diversas vezes ao caminhar para se recuperar da dor. A claudicação pode piorar com o tempo e levar a sérios problemas de saúde e complicações, incluindo ataque cardíaco. Caso você tenha essa sensação de dor nas pernas deve procurar um médico para o diagnóstico. Se não tratada a claudicação piora, levando a doença arterial periférica, um sinal de acúmulo de depósitos de gordura nas artérias.
Fique atento a alguns sintomas como:
– Frio nas pernas e pés
– Dormência e nenhuma sensação nessa região
– Pulso fraco nas pernas
– Mudança de cor nas pernas
– Fraco crescimento das unhas dos pés
– Feridas nos dedos dos pés ou pernas que demoram muito para cicatrizar
Os riscos para essa doença podem aumentar em fumantes regulares, pessoas com diabetes, obesas, inativas fisicamente e que tem níveis altos de colesterol e pressão alta além de ter histórico familiar para a aterosclerose.
Para evitar a claudicação hábitos saudáveis são indispensáveis. Manter uma vida ativa fisicamente, ter uma alimentação saudável e adequada, não fumar e gerenciar sua saúde mental. Sua saúde mental pode ter um grande impacto em todas as partes do corpo, especialmente no coração e no sistema circulatório.
Quer saber mais dicas sobre qualidade de vida, bem-estar e atividade física? Entre em contato pelas minhas redes sociais @danielpetreca ou envie um e-mail para [email protected].
Isenção de responsabilidade: as dicas e sugestões mencionadas na coluna são apenas para fins de informação geral e não devem ser interpretadas como aconselhamento médico.