A vida é como as estações do ano
Durante as estações frias da vida, depositar confiança em Deus pode trazer alívio e esperança.


A vida é assim, igual as estações do ano. Um momento estamos como a primavera, seguida pelo verão. Depois vem o outono e por último o inverno.
Tem dias, horas e momentos que a vida parece ser composta apenas por flores, perfumes, folhagens verdes, festas, gargalhadas, sonhos e realizações. É um tempo tão bom de viver que até chegamos a pensar que estamos vivendo um lindo sonho e nunca gostaríamos de acordar. Referimo-nos a este período como “o melhor da vida”. Tudo vai bem, os projetos, planos e ideias, tudo está dando certo. A isto poderíamos chamar de a primavera da vida.
O tempo muda e chega um momento ainda melhor. No verão da vida, a gente tem sol, calor, sombra e água fresca. Continua a fase de uma vida boa, alegre, segura, de conquistas e mais conquistas.
Repentinamente a fase começa mudar, com a chegada do outono. Percebemos que o colorido ao nosso redor já não é mais o mesmo. O cinza vai tomando conta de tudo. Na vida, surge algo que não estava dentro do programado ou esperado.
Infelizmente não há nada o que se possa fazer e o pior ainda está por vir. É a fase do inverno se aproximando. O inverno provoca na vida física, material, espiritual, familiar e profissional grandes desastres. Quem observa, logo percebe que tudo está descendo em uma ribanceira e que não existe uma forma de frear ou controlar a má fase.
Na estação mais fria, o verde quase desaparece, a luz do sol diminui, o céu fica carregado, a ventania é constante e as noites geladas. Na vida humana não é diferente. O inverno se torna uma estação terrível, de incompreensões, calúnias, enfermidades, mortes e um montão de coisas que provocam angústias, tristezas, frustrações e desespero. Se não houver a entrega de tudo nas mãos de Deus, a pessoa pode até entrar em parafuso.
Diante das fases da vida do ser humano, me vem à mente o cuidado que o eterno Deus tem com quem a Ele recorre, mesmo quando a pessoa está em um beco sem saída ou em um túnel sem luz.
O Rei Salomão sugere que a confiança e a esperança devem ser depositadas no Senhor Deus, que pode fazer com que a má fase passe e que a primavera e o verão cheguem logo. Salomão diz: “Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega” (Ct. 2.12).
Jesus Cristo não promete prata e ouro, mas sim, alívio aos sobrecarregados e oprimidos.
Se estais vivendo em uma estação complicada, problemática, sem paz, sem esperança e sem consolação, eis aí, o escape: o convite de Jesus. “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês” (Mt. 11.28).
Deus te abençoe!