Após uma rápida melhora no tempo, as chuvas volumosas retornam à região a partir desta quarta-feira (11). Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, a condição ocorre pelo retorno do fluxo de umidade e ar quente do Norte do país e a atuação de sistemas de baixa pressão pela atmosfera.
Além disso, na quinta-feira (12), a instabilidade aumenta com a passagem de uma nova frente fria. Conforme a Defesa Civil, há risco de temporais, com raios, rajadas de vento e queda de granizo na região.
O somatório dos acumulados provocados pelos temporais e pela chuva persistente são elevados em todo o estado, marcando valores entre 70 e 100 milímetros nas áreas em laranja do Meio Oeste, Planaltos, em todo o Vale do Itajaí, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Litoral Norte.
De forma pontual, os valores podem ultrapassar os 100 milímetros. Para a região do Extremo Oeste e Oeste, destacados nas áreas em amarelo, os acumulados somam entre 40 e 70 milímetros.
Com o acúmulo de chuva dos últimos dias, somados aos observados neste novo evento, o risco para inundações é muito alto para todo o Vale do Itajaí, Planalto Norte, Planalto Sul e Litoral Sul. Na Grande Florianópolis, Litoral Norte e Meio Oeste, o risco é alto.