Alimentação escolar inclui pitaia e outros produtos da agricultura familiar
Segundo a Prefeitura, a ação dá respaldo ao trabalho de iniciativa e coragem dos agricultores locais.


A Secretaria de Educação de Mafra divulgou os cardápios da alimentação escolar, até maio deste, para a educação infantil e ensino fundamental das escolas da rede municipal.
De acordo com a pasta, a medida visa dar publicidade à população, em especial aos pais dos alunos matriculados nas escolas da rede municipal, sobre a alimentação que seus filhos recebem nas unidades que frequentam.
Os cardápios foram elaborados por uma nutricionista da educação, com o objetivo de garantir uma merenda escolar variada e saudável. A novidade deste ano é a introdução da fruta pitaia, adquirida de produtor local, já provada e aprovada pelos alunos.
Produtos da agricultura familiar
Em 2023, os produtos vindos da agricultura familiar compuseram cerca de 90% da alimentação escolar fornecida pela Prefeitura de Mafra, que utilizou 89,57% dos recursos destinados à alimentação escolar, com produtos da agricultura familiar, sendo que o percentual exigido por lei é de 30%.
Segundo a Prefeitura, essa ação dá respaldo ao trabalho de iniciativa e coragem dos agricultores, em produzir algo diferente na região, como no caso do produtor da pitaia, bem como de todos os outros agricultores que se dedicam na produção de frutas – laranja, melancia, mimosa, pera, maçã, entre outras – e legumes e verduras, sem medir esforços para entregar produtos de qualidade para alunos mafrenses.
Com informações da Prefeitura de Mafra.