“É com alegria e gratidão que celebraremos os 200 anos de presença Luterana no Brasil”, pontua o pároco da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) em Rio Negro, pastor Aislan Greuel.
Segundo o pastor, em 3 de maio de 1.824 é a data da chegada de imigrantes europeus em Nova Friburgo/RJ e marca também a fundação da primeira comunidade luterana no país.
O primeiro ofício realizado foi o sepultamento do pequeno Peter Leopold, filho do pastor Sauerbronn com a sua esposa Charlotte Wilhelmine Kühlenthal. A criança nasceu no dia 17 de novembro de 1.823 no navio que fazia a travessia da Europa para o Brasil. A mãe faleceu no dia seguinte e foi sepultada em alto mar. O pequeno Peter veio a falecer em terra firme e foi sepultado no dia 13 de maio 1824.
“Sinos badalam para expressar solidariedade na dor. Mas também para convidar o povo de Deus a um momento de louvor e gratidão” diz.
A comunidade de Rio Negro, que está presente oficialmente desde 1.889, badalará os sinos com 200 badaladas, pontualmente às 18 horas, na sexta-feira (3).