A tradição da colheita de Marcela
Aproveitando que em março tivemos a tradicional colheita de Marcela, vamos falar desta planta incrível!


Páscoa e a tradição da colheita de Marcela
Aqui no Sul cultivamos a tradição da colheita na Sexta-feira Santa de uma planta medicinal e muito aromática chamada popularmente de Marcela ou Macela (Achyrocline satureioides). A colheita, normalmente feita em família, ocorre antes do nascer do sol, pois acredita-se que preserva melhor as propriedades. Após a colheita, colocamos os galhos pendurados para secar e para as flores terminarem de abrir, por cerca de 15 dias em local seco e ao abrigo da luz direta do sol. Depois de secas, podemos retirar apenas as flores e guardar em um vidro fechado, em local escuro, para usarmos durante o ano todo.
É muito importante deixar algumas plantas no local para que as sementes fiquem no solo e germinem no próximo ano. Assim, teremos Marcela para colher todos os anos.
A Marcela é uma planta bastante rústica, cresce no meio da ″capoeira″, em barrancos e beiras de estradas, sempre a pleno sol. Evite colher próximo à lavouras que utilizam agrotóxicos, em beira de estradas movimentadas (em função do acúmulo de toxinas provenientes do tráfego intenso de veículos). Escolha um local mais retirado, no interior, e colha seu lindo buquê dourado.
Além do conhecido benefício digestivo, ela é calmante e sedativa, por isso as vovós faziam os famosos travesseiros de Macela para ajudar no sono tranquilo e reparador. Também é analgésica, antisséptica, anti-inflamatória e antiespasmódica. Tem um grande potencial antiviral, com diversos estudos em andamento, inclusive para tratamento de vírus do tipo Herpes. É muito utilizada por este potencial antiviral para tratamento de sintomas gripais.
O chá da planta deve ser feito sempre em forma de infusão, pois é uma planta de flores delicadas: Aqueça a água, despeje na xícara com uma colher de sopa de flores e deixe em repouso por 5 minutos, coe e sirva.
Para quem gosta de cozinhar e enfeitar sua cozinha, pequenos buquês desta planta também podem ser utilizados como decoração.
O benefício da tradição da colheita em família vai além do medicinal. É uma forma de criar memórias de pertencimento, acolhimento, de perpetuar lembranças de atividades em família. Quando atingimos a vida adulta, chega a nossa hora de propiciar estas boas lembranças aos nossos filhos e pessoas próximas. Este tempo precioso será lembrado para sempre!
Quais tradições você cultiva na sua família? Compartilhe conosco!
Neste mês, um abraço com aroma de Marcela!
Nota da autora: O uso das plantas descritas na medicina tradicional não substitui os medicamentos prescritos por médicos. Gestantes, crianças e pessoas com sensibilidade/alergia devem ter o cuidado de buscar informação acerca do uso. A identificação correta da planta é essencial para o uso seguro. Por fim, observe seu corpo e suas reações: cada individuo é único e reage de forma diversa aos compostos de cada planta. A natureza oferece inúmeros benefícios, basta que saibamos usar com responsabilidade! ″Da terra o Senhor criou os remédios, o homem sensato não os despreza.″ (Eclo 38,4)