O que esperar do jeans moderno?
A proposta traz o conceito do upcycling.


A última coluna em homenagem ao tecido mais famoso do mundo, apresenta uma amostra do que se esperar do jeans moderninho. A moda na transição 2024/25 expõe a versatilidade e adaptabilidade dele.
Estampas, bordados, pedrarias, aviamentação, etiquetas com diferentes texturas ou em couro ecológico e versões metalizadas ou emborrachados são alguns dos “incrementos” que trazem uma releitura às peças de jeans. As versões com resinados ganham aspecto vintage.
Em se tratando particularmente das estampas, o destaque no Brasil é a empresa Epson, que inaugurou um espaço em São Paulo, em maio/2024, que permite a produção de centenas de estampas por dia, voltado ao público varejista. A proposta traz o conceito do upcycling – reaproveitamento de peças – unido à tecnologia, que permite transformar peças em denim, criação e impressão de estampas digitais, elaboração de peças dupla-face, com redução de até um terço do consumo de água em comparação ao método convencional de produção. É a parceria entre a tecnologia e a sustentabilidade.
Entre as cores, sem deixar de lado o tom clássico do denim, o jeans contemporâneo contempla os blacks, que também vem ganhando cada vez mais espaço, tal qual o blue black. Entre os shapes os principais itens são a baggy, a reta, cargo, ferradura e jaquetas oversizeds.
Beijos, até a próxima semana!