Região: operação digna de filme termina com sequestradores presos e empresário resgatado
Resgate aconteceu após uma ação integrada das polícias Civil e Militar, que montaram uma barreira na BR-116. Todos criminosos foram presos pela PM, após um intenso trabalho de buscas.


Um empresário de 58 anos, sequestrado em Curitiba, foi resgatado pelas polícias Civil e Militar, em Papanduva.
O resgate aconteceu na tarde desta quarta-feira (19), após a Delegacia de Papanduva ser informada por policiais do Paraná sobre um veículo não identificado, transportando uma vítima de sequestro pela BR-116.
Uma barreira com policiais civis e militares foi montada no trevo de Monte Castelo.
Um VW/Nivus, o ver a barreira, efetuou uma manobra brusca na rodovia, na tentativa de fuga. Os policiais suspeitaram e foi iniciada uma perseguição.
Já na localidade de Floresta, em Papanduva, o veículo suspeito tentou entrar em uma estrada secundária e acabou colidindo com muro. Os autores fugiram para uma área de mata e a vítima foi resgatada sem ferimentos.
Na sequência, a Polícia Militar conseguiu localizar na Cohab de Monte Castelo um dos suspeitos, que foi preso em flagrante com o cartão de crédito da vítima.
O cerco aos demais criminosos continuou, onde foram utilizadas diversas viaturas policiais e três helicópteros.
Outros envolvidos presos
As buscas continuaram durante toda a noite e madrugada envolvendo policiais militares do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Canoinhas, com apoio do 38º BPM de Mafra, do 33º BPM de Curitibanos, do 12º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM) de Jaraguá do Sul, do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) de Lages e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) de Florianópolis.
Já na manhã de quinta-feira (19), outro homem, natural do Rio Grande do Sul, foi detido. Ele era suspeito de envolvimento no apoio logístico aos sequestradores foragidos – tendo a missão de resgatá-los.
A intensa atuação da PMSC culminou na localização e prisão dos três últimos envolvidos, além da apreensão de duas armas. Ao todo, foram presos cinco homens e apreendidas duas armas.
Instinto policial
O delegado regional de Mafra, Cassiano Tiburski, destacou a atuação do delegado Eduardo Borges, que iniciou uma ação coordenada na quarta-feira.
“A Policia Civil de Papanduva conseguiu evitar provavelmente um latrocínio, ou ao menos fazer cessar um gravíssimo sequestro iniciado ontem em Curitiba. Ação planejada com ‘profissionalismo’ pelos criminosos, que pretendiam, e quase conseguiram, extorquir R$ 5 milhões da vítima”, comentou.
“Mesmo de férias, o delegado recebeu a informação imprecisa sobre o sequestro e foi para a BR-116. Com muito instinto policial, sem ter qualquer carro como suspeito para abordar, sabendo apenas que os criminosos poderiam estar em Monte Castelo ou próximo, ao iniciar uma barreira na BR-116 com apoio da Polícia Militar, percebeu que um carro fez um retorno estranho e decidiu ir atrás pra conferir”, completou.
Entenda o sequestro
Na terça-feira (17), um sequestro movimentou as forças policiais após câmeras de segurança, no bairro Jardim Botânico em Curitiba, registrarem o momento em que o veículo da vítima foi abordado por criminosos, que forçaram ela a retornar ao carro e fugiram em seguida.
Horas mais tarde, o veículo foi encontrado carbonizado próximo ao zoológico, aumentando a angústia dos familiares, já que a vítima não havia sido localizada.
Somente na quarta-feira (18), os sequestradores estabeleceram contato, exigindo um resgate.
Informações apontaram que os sequestradores estavam se deslocando em direção a Santa Catarina, o que levou ao imediato acionamento das equipes da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (PMSC).